Aprenda – Abreviaturas usadas pelos MILITARES brasileiros.


Abreviaturas e questionamentos

Ao longo do tempo temos recebido muitos questionamentos sobre abreviaturas militares utilizadas na Revista Sociedade Militar.

A maior parte pergunta de forma tranquila e educada. Compreendemos, afinal, muita gente se interessa por assuntos militares, geopolítica etc. Mas, nem todos tiveram a oportunidade de ser militar, mesmo que temporários.

Os MILITARÓLOGOS

Contudo, há um grupo mais radical, acham que sabem tudo e que são os donos até do linguajar utilizado nos quartéis. São os conhecidos "militarólogos" de plantão que, sem nunca ter passado mais do que alguns minutos em alguma cerimônia militar, acham que são mestres em normas, táticas, comportamento e até das palavras utilizadas.

Quando nos referimos às Forças Armadas normalmente recebemos logo um email dizendo que a abreviatura deveria ser FFAA e não FA. Explicamos mais uma vez que as Forças Armadas brasileiras somente reconhecem a sigla FA e que em nosso idioma não se "dobra" as letras em abreviaturas e siglas. Segundo a ABNT, no Brasil as abreviaturas oficiais não fazem plural, muito menos siglas.

Imaginem só se alguém fosse escrever algo relacionado às sedes dos IBGE em todo o Brasil. Sería ridículo se fosse escrito: "estive em todos os IIBBGGEE do Brasil e entreguei o documento".

COPACABANA

A popularização desse obvio eqúivoco cresceu depois de uma manifestação em COPACABANA, faz mais de 4 anos, quando algumas faixas foram redigidas em inglês, pela UNEMFA (União das esposas dos militares das Forças Armadas), associação de esposas de militares. Estávamos em frente ao COPACABANA PALACE junto com membros da BANCADA MILITAR e outras associações.

Abaixo um pequeno extrato do manual de abreviaturas e de outros documentos oficiais. Contudo, todavia entretanto e lamentavelmente, sabemos que os MILITARÓLOGOS tentarão ainda discutir e provar que seu linguajar "aprendido" nas redes sociais está correto. Ok. lamentamos muito, CADA UM ESCREVE DA MANEIRA QUE DESEJAR. Mas, a nossa parte está feita e a resposta é dada depois de várias postagens feitas aqui da forma correta e perguntas realizadas sobre as mesmas no sentido de entender como se dirigir corretamente aos militares.

Quem carrega faixas com o texto "SOS FFAA" demonstra completo desconhecimento das abreviaturas utilizadas pelos militares do BRASIL. Repito, no BRASIL não se "dobra" as letras em abreviaturas. Insistir no erro somente porque muita gente o faz é algo completamente infantil e irracional.

Os leitores cadastrados podem ver, caso desejem, a publicação completa na seção RESTRITA.

abreviaturas militaresNotem o termo FORÇAS ARMADAS, citado na MD33-M10,  e a maneira correta de abreviá-lo.

SnapCrab_NoName_2016-12-27_20-12-26_No-00

Testo da ESG

SnapCrab_NoName_2017-1-29_17-0-55_No-00

——————————-

Missão e ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO EXÉRCITO BRASILEIRO – EB20-MF10.101

SnapCrab_NoName_2017-1-29_17-13-13_No-00

Revista Sociedade Militar – O portal militar do BRASIL

Share Button

Comentários