Portugal gasta proporcionalmente mais em DEFESA que a ALEMANHA – Geopolítica – defesa – NATO

Portugal gastos em DEFESA

Portugal tem pouco mais de 10 milhões de habitantes e uma área de 92 mil quilômetros quadrados. O país tem cerca de 33 mil militares em atividade.  A Alemanha possui 83 milhões de habitantes e área de 357 mil quilômetros quadrados.

Contudo, apesar de menores em extensão territorial e em efetivo militar os portugueses não se descuidam quando o assunto diz respeito ao aparato militar para defesa de sua integridade territorial. Mantendo as proporções e levando em consideração a meta mínima de 2% para gastos em defesa, proposta pela Aliança do Atlântico Norte, os portugueses gastam mais do que os Alemães.

Os EUA gastaram em 2016 3.6% do seu PIB em defesa. E, lembramos aqui, que Donald Trump enquanto candidato declarou que os EUA não teriam compromisso em ajudar militarmente países membros da OTAN que investissem menos que 2% de seu PIB em suas forças armadas.

O governo TRUMP já avisou que não pretende reduzir efetivo ou investimentos na base dos EUA em Lages – Açores.

Relatórios sobre Investimentos em DEFESA atualmente não podem deixar de ser observados, sobretudo pelas seguidas intrigas entre Rússia e EUA e a instabilidade na região da Turquia e Oriente Médio em geral. Veja o gráfico. No que diz respeito ao esse assunto uma mudança de 0.5% nos gastos pode ter implicações gigantescas na chamada balança do poder.

Portugal gastos militares – PIB e gastos em defesa – Defence Expenditure

Revista Sociedade Militar – Revista Militar em português

Share Button

Comentários