Tentativa de DESESTABILIZAR e REDUZIR O MORAL da tropa! Falsa notícia sobre parcelamento de SOLDOS dos MILITARES.

Tentativa de DESESTABILIZAR e REDUZIR O MORAL da tropa! Falsa notícia sobre parcelamento de SOLDOS dos MILITARES.

No momento em que milhares de MILITARES das Forças Armadas estão envolvidos em ações relacionadas a Garantia da Lei e da Ordem no Rio de JANEIRO, circulam nas redes sociais ligadas à família MILITAR informações preocupantes sobre salários. 

Nessa primeira semana de agosto nota falsa diz que os MILITARES podem TER SEUS SOLDOS pagos de forma parcelada nos próximos meses por conta de situação financeira complicada do governo FEDERAL.

É de se estranhar esse tipo de “informação” – com potencial para causar inquietação na tropa – ocorrer exatamente nesse momento importante. Em que milhares de militares estão iniciando operação com elevado grau de risco no RIO DE JANEIRO. A postagem no whatsapp, aparentemente com base em um site “.com” chegou até o canal da RSM mais de uma dezena de vezes só nesse sábado (05/10/2017), o que mostra que a informação, que é distribuída como verídica por muita gente, tem deixado militares realmente preocupados.

Esse tipo de coisa com toda certeza estará agora sendo observado mais de perto, na medida em que sabemos que há técnicas especiais para “viralizar” falsas informações usando inicialmente compartilhamento pago, conhecido como monetização nas redes sociais.

Segundo o que a REVISTA SOCIEDADE MILITAR apurou não há ainda qualquer declaração oficial de que haverá parcelamento de salários. Obviamente nada é impossível em se tratando de BRASIL. Contudo, o que se espalha sem a devida confirmação não passa de boataria.

Chega a decepcionar ver pessoas que se dizem esclarecidas e intelectualmente capazes sendo usadas para replicar informações absurdas de forma inconsequente, sem sequer verificar fontes. Quem compartilha boatos, informações falsas – além de ser feito de bobo por pessoas mal intencionadas – tem, no nosso ponto de vista, tanta (i)responsabilidade quanto quem as inventa.

A disseminação de BOATOS sempre foi combatida por militares responsáveis, a ponto de ser previsto nos regulamentos disciplinares como infração.

” 46. Disseminar boatos no interior de OM ou concorrer para tal; // 47. Provocar ou fazer-se causa, voluntariamente, de alarme injustificável;”

Uma simples olhada nas fontes basta para atestar outras tantas informações absurdas na mesma mídia citada nas postagens, como uma nota que diz que EUA já enviou tropas para a VENEZUELA com o objetivo de derrubar Nicolás MADURO.

Abaixo o texto falacioso replicado nas redes sociais

Àqueles que procuraram a Revista Sociedade Militar com o objetivo de checar a informação damos os parabéns. Para aqueles que compartilharam o absurdo, um conselho: Sejam mais prudentes e responsáveis no trato daquilo que recebem por meio das redes sociais e só compartilhem o que for verificado ou venha de fonte confiável. 

Revista Sociedade Militar

VEJA: OS MALES DA FALSA INFORMAÇÃO, A FOFOCA VIRTUAL

Share Button

Comentários