IDH manipulação do PT

A “aprovação” de DILMA e o fracasso no Indice de Desenvolvimento Humano.

Robson A. Silva – https://sociedademilitar.com

      Essa semana foi noticiado em tom de festa que o Brasil ocupa atualmente a 85º posição no índice de desenvolvimento humano, alguns dias depois veiculou-se um resultado de pesquisa que aponta a presidente como aprovada por mais de 63% da população brasileira. A questão aqui se foca na maneira que essas notícias são divulgadas e como isso leva o cidadão a aprovar ou não as “políticas” governamentais.

As notícias foram veiculadas como se isso fosse um sucesso, mas os números não dizem bem isso.  Em 2010 o país ocupava a 73ª posição no IDH, e em 2009 a 70ª posição, segundo os dados da Organização das Nações Unidas. Portanto, já que agora estamos na 85ª posição, inclusive em situação pior que Líbia, Cuba, Venezuela, Peru e até Irã, no nosso ponto de vista nós últimos anos estamos decrescendo no índice de Desenvolvimento Humano, e não melhorando como tentam nos fazer crer. Se observarmos o gráfico da ONU verificamos facilmente que o IDH está subindo gradualmente e de maneira similar em todo o planeta, por conta das conquistas em relação a saúde e alimentação, com raras exceções.

Veja o que o site do PT coloca ardilosamente, e a mídia repete: “O Brasil está entre os 15 países que mais conseguiram reduzir o déficit no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre 1990 e 2012, uma trajetória que o coloca no grupo de “alto desempenho”. As conclusões são do Relatório de Desenvolvimento Humano 2013…”  

Indo para o site da ONU percebemos que há tendência geral para que o IDH suba. Como dito acima, conquistas em saúde, alimentação e tecnologia melhoram esse índice em todos os países. Percebemos a manipulação do PT nessa questão observando rapidamente o gráfico abaixo. Veja que de 1980 a 2000 realmente o Brasil (linha marrom) tem uma melhora acentuada em IDH, mas após o ano 2000 o índice sobe da mesma maneira que as demais nações.  Em 1980 o presidente era João Figueiredo, os anos seguintes podem ser encarados como conseqüência da sua administração, ou seja, o gráfico mostra na realidade a estagnação e inércia do PT, principalmente nos últimos anos. O partido dos trabalhadores tenta puxar para si uma melhora de IDH conquistada na década de 80.

Observando países como Irã (76ª posição) e Líbia (64ª posição), com índices de IDH em patamares bem mais aceitáveis do que o Brasil, se torna mais assustadora ainda essa questão. Como em meio a tantas facilidades democráticas os governantes brasileiros conseguem tratar a sociedade de maneira mais incompetente do que o fazem os chefes desses países citados acima?

A Bósnia acabou de sair de uma guerra e abunda em intrigas internas residuais, mas esta em 81ª no IDH, também melhor que o Brasil.

Esta cada vez mais difícil para a sociedade obter informações limpas e sem manipulação maldosa do governo. As perspectivas estão complicadas e se a população esclareceda não se organizar e agir, o futuro de nosso país estará irremediavelmente comprometido por várias décadas.

Questão dificílima é fazer um jornalismo lícito e imparcial no Brasil.

https://sociedademilitar.com e https://sociedademilitar.com.br

 

 

 

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar