O CANTO DO LULOPETISMO; O DESENCANTO DOS BRASILEIROS

O CANTO DO LULOPETISMO; O DESENCANTO DOS BRASILEIROS

   Com a promessa de um governo fundamentado na ética, na moralidade e especialmente no combate à corrupção, o PT conquistou muitos eleitores no decorrer dos anos. Eu mesmo, confesso, fui um dos que depositou tal confiabilidade nessa facção, e isso se deu antes mesmo de seu Luiz Inácio Lula Da Silva ser eleito presidente da república. A promessa de justiça social fascinou muitos brasileiros.

 Como um encantador “canto de sereias”, um dia o encanto se quebrou. O “encanto petista” se desfez em 15 de maio de 2005. Aliás, caros leitores, eu já falei sobre isso, e não custa repisar, esse “canto das sereias lulopetista”, nos remete a interessante obra do autor americano chamado jon elster “ulisses e as sereias” (1979). Ulisses era um rei grego que vivia numa pequena ilha grega chamada ítaca, com a sua mulher e seu filho telémaco. Um dia paris (príncipe troiano) raptou a rainha grega helena e ulisses partiu com os seus homens nos seus barcos para tróia para salvarem helena. Após dez anos de guerra sem conseguirem entrar em tróia, ulisses teve uma ideia: os seus homens fingiam que partiam enquanto que ele e seus homens se escondiam num gigante cavalo de pau e assim conseguiram entrar em tróia e salvar helena. Já na viagem de regresso correram vários riscos.

Na odisséia de Homero, livro xii, conta-se que quando Ulisses estava regressando para casa após consquistar tróia, passou pela ilha de Capri, a ilha das sereias, e sabendo do encanto da canção, onde qualquer homem que ouvisse, não resistiria e se atiraria para a ilha, onde elas os devoravam; sabedor disso, ele colocou cera no ouvido dos tripulantes, mas curioso para saber como era o canto das sereias, ordenou aos seus marinheiros que o amarrassem ao mastro do navio e por mais que gritasse, não deveriam soltá-lo para não ceder ao canto fatal.

Quando passou pela ilha, ouvindo a canção das serias, implorou para seus homens soltá-lo, ameaçou fez de tudo, mas eles não o obedeceram, sendo o único homem a ouvir a canção das sereias e sobreviver.

O canto da sereia parecia maravilhoso, belo, atraente, fascinante, no entanto, cega qualquer ser humano, o final é amargo, e o preço é a vida humana. Esse canto, por seu efeito encantador, desvia os homens de seus objetivos e os conduz a caminhos tortuosos, dos quais dificilmente será possível retornar. Ocorre que, sabedor do efeito encantador do canto das sereias, Ulisses ordena aos seus subordinados que o acorrentem ao mastro do navio e que, em hipótese alguma, obedeçam qualquer ordem de soltura que ele pudesse vir a emitir posteriormente. Ou seja, Ulisses sabia que não resistiria e, por isso, criou uma auto-restrição para não sucumbir depois.

O lulopetismo, a título de lembrança, nos proporcionou incontáveis e coléricos cantos da sereia, um deles, o canto do Valério (um dos protagonistas do mensalão), que afirma ter como provar que lula sabia de tudo, e que cerca de r$ 350 milhões passaram pelo caixa do mensalão – valor bem superior ao apurado nas investigações oficiais. paralelamente, o presidente nacional do pps, deputado Roberto Freire (sp), o líder do partido na câmara, deputado Rubens Bueno (pr), os senadores Aloysio nunes ferreira (psdb-sp) e Álvaro dias (psdb-pr), e os deputados tucanos Vanderley Macris (sp) e Antônio Carlos Mendes Thame (sp) protocolaram na procuradoria-geral da república representação contra o ex-presidente lula.

inclusive, Marcos Valério, com toda razão, haja vista saber como agem os membros da facção da qual fez ou faz parte, teria pedido proteção de vida em troca de informações envolvendo o ex-presidente lula, o ex-ministro antonio palocci, o ex prefeito de Diadema Celso Daniel – cujo assassinato até hoje é um mistério não esclarecido – e outros integrantes da alta cúpula do lulopetismo que não figuraram com réus no processo do mensalão.

Mais lembremo-nos de um dos cantos da sereia que, ao meu alvedrio, bem revela a “alma negra do lulopotismo”; trata-se de um cidadão membro dos proletários armados para o comunismo (pac), movimento ativo durante a década de 1970, o irmão cesare battisti, que foi protagonista de uma querela diplomática entre italianos e brasileiros (…) os senhores se recordam desse episódio? O ex-militante de esquerda, que passou a ser chamado de ex-terrorista, recebeu do governo lula, como não poderia deixar de ser (afinal de contas são todos farinha do mesmo saco), asilo político no brasil. A situação de battisti dividiu a opinião pública.{jcomments on}

Afinal de contas, indagam perplexos os brasileiros medianos diante dos fatos: apresenta-nos o motivo da querela. E ele apresentou a imagem ética e moral do partido dos trabalhadores. E novamente indaga a opinião pública: de quem é esta imagem e inscrição? Responderam eles: de nosso mui amado irmão cesare. Então conclui o povo brasileiro: pois então daí a cesare o que é de cesare, e a facção petista o que é do capiloto. Está escrito que ele veio somente para matar, roubar e destruir. Qualquer situação semelhante a essa é mera conscidência (…) kkkkkkkkkkkk.

Obviamente que me dói dizer isso, mas esse é aquele tipo de ditado popular usado quando queremos dizer que “cada povo tem o governante que merece”. Vale lembrar a máxima de Platão (c. 428- 347 a.c.): “o preço a pagar pela tua não participação na política é seres governado por quem é inferior”.

Sarcasmos a parte, mas verdade é, como já adiantamos, que esse canto, por seu efeito encantador, desvia os homens de seus objetivos e os conduz a caminhos tortuosos, dos quais dificilmente será possível retornar. É exatamente isso que está acontecendo com a nossa idolatrada pátria nas mãos de aventureiros políticos, o canto da Lulosereia nos seduziu, e o que é pior, sem estarmos amarrados ao mastro do navio, conclusão, estamos sucumbindo …

Se não, vejamos os efeitos do canto: é fato que o governo lula tomou decisões controversas em matéria de política externa. Uma delas foi o reconhecimento da china como economia de mercado, o que derrubou diversas barreiras comerciais impostas aos produtos chineses, facilitando sua entrada no mercado brasileiro, e como a balança comercial era favorável às importações de produtos chineses, haveria prejuízo a produção nacional de alguns setores, visto que o produto chinês chega ao mercado brasileiro bem mais barato e esta tendência se seguiu até o governo Dilma.

O governo Lula, no campo internacional, também acumula derrotas: depois de investir 3,5 bilhões de dólares na Bolívia, a petrobrás teve suas usinas nacionalizadas por Evo Morales, sem a devida resposta diplomática; cedeu também ao Paraguai, quando o recém aleito presidente Fernando Lugo decidiu não mais cumprir o contrato assinado com o Brasil, a respeito da energia elétrica de Itaipú. Com isto, o Brasil triplicou a quantia que paga ao vizinho pela energia elétrica com a qual o Paraguai abastece a região Sudeste brasileira.

A TERCEIRA EDIÇÃO DO RELATÓRIO PRODUZIDO PELA ESCOLA MUNDIAL DE NEGÓCIOS INSEAD, EM PARCERIA COM A CONFEDERAÇÃO DA INDÚSTRIA INDIANA (CII), REALIZADO EM 2010, MOSTRA QUE O BRASIL ESTÁ NA 68ª POSIÇÃO NO RANKING MUNDIAL DE INOVAÇÃO DE 2010, QUE CLASSIFICA AS ECONOMIAS DE ISLÂNDIA, SUÉCIA E HONG KONG COMO AS TRÊS MAIS INOVADORAS DO MUNDO. DENTRE OS PAÍSES LATINO-AMERICANOS, O PAÍS FICOU APENAS NO 7º POSTO, PERDENDO PARA NAÇÕES COMO COSTA RICA, CHILE E URUGUAI.

EM 2009, PENÚLTIMO ANO DO GOVERNO LULA, ESTUDO ANUAL REALIZADO PELA ONG TRANSPARÊNCIA INTERNACIONAL INFORMOU QUE O BRASIL OCUPA A 75ª POSIÇÃO, NUM RANKING DE 180 PAÍSES, SOBRE PERCEPÇÃO DE CORRUPÇÃO. O ESTUDO DEU AO BRASIL NOTA 3,7, O QUE INDICA PROBLEMAS DE CORRUPÇÃO, SEGUNDO A ENTIDADE. AS NOTAS ATRIBUÍDAS PELA TRANSPARÊNCIA VÃO DE 0 (PAÍSES VISTOS COMO MUITO CORRUPTOS) A 10 (CONSIDERADOS POUCO CORRUPTOS), COM BASE ANÁLISES DE ESPECIALISTAS E LÍDERES EMPRESARIAIS DE PELO MENOS DEZ INSTITUIÇÕES INTERNACIONAIS. NO RANKING GERAL, A NOVA ZELÂNDIA (COM NOTA 9,4) É VISTA COMO PAÍS MENOS CORRUPTO, E ASOMÁLIA (NOTA 1,1) É A NAÇÃO COM MAIOR PERCEPÇÃO DE CORRUPÇÃO, DE ACORDO COM A TRANSPARÊNCIA. O BRASIL PIOROU NO RANKING ENTRE 2002 (NOTA 4,0, EM 45º NO RANKING) E 2009 (NOTA 3,7, EM 75º NO RANKING).

O ÍNDICE DE DEMOCRACIA, ELABORADO ANUALMENTE PELA REVISTA INGLESA THE ECONOMIST, COLOCOU O BRASIL EM 2008 COMO O 41º PAÍS MAIS DEMOCRÁTICO DO MUNDO. EMBORA VÁ BEM EM QUESITOS COMO PROCESSO ELEITORAL E LIBERDADES CIVIS, A CONSTATAÇÃO DE QUE HÁ PARTICIPAÇÃO POPULAR RESTRITA, ASSIM COMO UMA BAIXA CULTURA POLÍTICA FAZEM COM QUE O ÍNDICE DE DEMOCRACIA BRASILEIRO FIQUE EM 7,38. ESSE RESULTADO COLOCA O BRASIL NO TRECHO DO RANKING QUE A ECONOMIST CONVENCIONOU CHAMAR DE “DEMOCRACIAS FALHAS”, OU SEJA, QUE AINDA NÃO ESTÃO TOTALMENTE CONSOLIDADAS.

Em resumo, a única arma eficaz contra os cantos populistas das sereias da vida se chama educação. Reflita sobre isso Brasil.

Gerson Paulo. Bacharelado e Pós-Graduado em Ciências Jurídicas.  Autor, Escritor, Consultor Jurídico, 3º Vice-Presidente Nacional do PMB e Presidente Estadual do Diretório do PMB/RJ 

https://sociedademilitar.com.br

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar