Artigo do MONTEDO adverte sobre Militares e Eleições.

Artigo do MONTEDO adverte sobre Militares e Eleições.

O livro Militares pela cidadania dá algumas informações sobre o desinteresse dos militares em participar da escolha de seus representantes políticos, veja:

"… no mês de outubro de 2008, na cidade de Belém do Pará, questionamos vários militares acerca do local de seu domicílio eleitoral. Constatamos que somente cerca de trinta por cento votaram nas últimas eleições; embora tenha sido amplamente divulgada na mídia a possibilidade de transferência de domicílio eleitoral, nenhum deles aparentou interesse em realizar a transferência para a cidade de Belém. Aos que responderam que têm domicílio eleitoral em outra unidade da federação, acrescentamos a última pergunta: Por que o Senhor não transfere o seu título para esta cidade? Um dos militares respondeu que tanto faz votar ou não, e a ampla maioria respondeu de formas variadas que daria muito trabalho, pois logo seria transferido novamente para outro estado. Os militares que tem domicílio eleitoral em Belém do Pará são nativos da cidade, e mesmo tendo servido no Rio de Janeiro não transferiram seu título eleitoral para aquela cidade. "

De Montedo: “No dia 7 de maio termina o prazo para solicitação de transferência do título eleitoral, nos casos em que o eleitor alterar seu endereço para outro município, Estado ou país. O pedido de transferência deverá ser encaminhado acompanhado de documento de identificação com foto, título de eleitor e comprovante de residência. Os interessados podem dar início ao processo de transferência através do Título Net (até o dia 2 de maio) e devem comparecer ao cartório eleitoral próximo de sua residência para concluir o processo. No caso de mudança para outro país, o eleitor deve procurar a representação diplomática brasileira.

Para efeito de transferência, o eleitor deverá estar quite com a Justiça Eleitoral, ou seja, ter cumprido obrigações legais, ter obtido o primeiro título ou feito a última transferência há pelo menos um ano e residir no novo domicílio há, no mínimo, três meses.

Você decide: transfira seu título e faça a diferença nas eleições ou siga reclamando nos alojamentos da vida.

https://sociedademilitar.com.br – Com info de: https://montedo.blogspot.com.br/

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar