Caixa preta não continha dados do voo de CAMPOS! Estranho.

Caixa preta não continha dados do vôo de CAMPOS! Estranho.

A notícia soou de forma estranha para todos que se interessam pelo lamentável acidente que vitimou Eduardo Campos e alguns de seus auxiliares.

Representante do PSB rapidamente ligou para o Ministro da Defesa, que disse ter ficado surpreso também.

Nenhum de nós deve se lembrar de um caso em que uma caixa preta não registre dados do último vôo, mantendo apenas informações de viagens anteriores.

O primeiro equipamento que se busca para obter dados sobre acidentes é justamente a caixa preta. Mas a FAB, depois de informar a falta da gravação dos dados do vôo, disse que o equipamento não é imprescindível.

Segundo a FAB, ainda não foi possível identificar a data dos diálogos registrados no gravador. O equipamento disponível na aeronave que Campos usava não registra essa informação. O áudio analisado pelos peritos tem duração de duas horas.

A FAB afirmou ainda que os motivos de o áudio obtido não correspondem ao último vôo do avião serão apurados durante o processo de investigação. O gravador de voz deve sempre gravar as duas últimas horas de voo. 

O líder do PSB na Câmara, Beto Albuquerque, ficou incomodado com a informação e ligou para o Ministro da Defesa, dizendo que pretendia ligar direto para o Brigadeiro Saito.  Amorim disse que faria isso.

 “Eu informei que telefonaria para o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito. Mas o ministro afirmou que ele mesmo ligaria, para pedir maiores explicações. Nós, do PSB, estamos achando tudo muito esquisito.”

“O avião era novo e moderno. Os pilotos, muito experientes. Tivemos a informação de que houve uma explosão na turbina. Isso não acontece do nada. Depois, ficou-se sabendo que havia aviões não tripulados da FAB, os drones, naquela região. Foi confirmado que havia, mas disseram que estavam longe. Agora, dizem que o áudio da caixa-preta não corresponde ao voo. Não me lembro de ter visto outro caso no mundo em que a caixa-preta não registra o que foi dito na cabine do avião nas últimas duas horas de um vôo.

Um piloto que testemunhou a queda do avião disse que acredita que foi erro humano, vejam: 

Matheus Giovannini – "Sobre o Avião, Cessna Citation que caiu hoje aqui em Santos, os fatos que vou descrever, são baseados no meu conhecimento como Piloto e não foram de notícias ou contadas por alguem, e sim vistas por mim, assisti com os meus olhos a aeronave entrar no chão com tudo, sem a menor chance de sobreviventes. O avião vinha baixo, e quando o Piloto arremeteu e decidiu subir, ele estava muito baixo e iria atingir o prédio onde eu trabalho, que é o mais alto da região, o Piloto conseguiu desviar, mas ao tomar o susto, ele apertou demais a curva e o avião entrou em faca, e atingiu o solo com uma atitide de nariz para baixo de pelo menos 60 Graus, como ele havia arremetido, pelo som dos motores eu pude perceber que o ruido era crescente, ou seja, o Comandante havia levado os manetes de potência a frente, no breve momento que eu olhei focadamente para a aeronave, ela não estava em chamas e não demonstrava ter nenhum dano na fuselagem."

https://sociedademilitar.com.br

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar