Golpe no CHAVISMO. Cartel de drogas seria conduzido por MILITARES ligados à Cúpula governamental venezuelana. Cuba estaria envolvida nas operações de trafico de DROGAS para os EUA.

Golpe no CHAVISMO. Cartel de drogas seria conduzido por MILITARES ligados à Cúpula governamental venezuelana. Cuba estaria envolvida nas operações de trafico de DROGAS para os EUA.

Um oficial da marinha, capitão de corveta, que foi chefe de segurança de Hugo Chávez, tornou-se o motor de uma investigação de autoridades norte americanas sobre as ligações entre os chavistas e o narcotráfico. Sob rigorosa proteção judicial, Leamsy Salazar chegou nesta segunda-feira aos Estados Unidos para testemunhar.

Segundo jornais norte americanos, Salazar contou que a organização conhecida como Cartel de los Soles é comandada pelo presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Diosdado Cabello.

Uma fonte ligada a investigação, não revelada pelos jornais, disse que: “Esse é o golpe mais duro já dado no chavismo. Este é o homem que revelou todos os segredos. Foi chefe de segurança de Cabello e chefe de segurança de Chávez”, “Ele foi a pessoa de maior confiança de Chávez”, acrescentou o homem, que acompanhou Salazar até Washington.

Miami Herald afirma que o capitão chegou aos EUA com agentes da Divisão de Operações Especiais da Agência Antidroga (DEA) que há meses estão em contato com Salazar. O ex-chefe de segurança também envolve Cuba nas acusações. Ele disse que a ilha castrista estaria dando proteção e ajudando nos envios regulares de droga do cartel usando rotas que partem da Venezuela em direção aos Estados Unidos.

Há também há indícios de que aviões da estatal de petróleo PDVSA tenham sido usados para transportar droga. Os voos seriam organizados pelo filho de Chávez e o filho de Germán Sánchez Otero, que foi embaixador de Cuba em Caracas até 2009. O transporte seria feito com a ajuda de funcionários cubanos.

O governo venezuelano respondeu às acusações da mesma maneira que sempre faz. Maduro declarou que o governo dos EUA estaria tentando “desestabilizar” a Venezuela.

Obviamente a economia venezuelana está mais do que desestabilizada. As prateleiras dos mercados estão vazias e há filas pra comprar itens básicos. As mulheres na Venezuela chegaram ao ponto de ter de aprender a fazer absorventes caseiros.

Será que a esquerda latino americana, que compõe o Foro de São Paulo, não consegue sobreviver sem dinheiro ilícito?

O assunto deve também fazer retroceder a aproximação entre EUA e CUBA.

https://sociedademilitar.com.br

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar