Crise internacional. Troca de farpas entre presidentes de Colômbia e Venezuela.

Crise internacional. Troca de farpas entre presidentes de Colômbia e Venezuela.

Como a mídia brasileira omite quase todas as notícias que remetem ao debate ideológico direita x esquerda, as notícias relacionadas a Venezuela e a crise no governo de Maduro, que a sociedade venezuelana já chama de Narcogobierno, têm sido omitidas da sociedade brasileira. Vejamos mais assuntos relevantes.

A Colômbia tem se destacado como um dos poucos países latino-americanos que tem coragem de se posicionar contra a crescente violação de direitos humanos perpetrada pelo governo de Nicolás Maduro. Essa semana (25/01/2014) a família do líder opositor Leopoldo Lopez foi mais uma vez impedida de realizar visita. Juntos com a esposa de Lopez estavam a deputada casada Maria Corina e várias personalidades conhecidas, mas nem assim foi permitida a visita.

O presidente venezuelano, Nicolas Maduro rejeitou nessa terça-feira os pedidos da Colômbia para que seja feita a libertação imediata de Leopoldo López, preso desde fevereiro de 2014 e cuja liberdade também foi solicitada por três ex-presidentes, que recentemente visitaran Caracas.

Nicolás Maduro rejeita os pedidos da Colômbia e emitiu o seguinte comunicado: “Lamento que o governo do presidente (Juan Manuel) Santos, e o Ministério das Relações Exteriores cairam na provocação (de ex-presidentes) e emitiram um comunicado verdadeiramente lamentável”.

Os ex-Presidentes da Colômbia, Andrés Pastrana, do México, Felipe Calderón, e do Chile, Sebastián Piñera, foram  à Caracas nesse final de semana para apoiar López e reivindicar sua liberdade.

Piñera,  ex-presidente do Chile, , que se reuniu com líderes da oposição da Venezuela, em Caracas, disse na terça-feira que na Venezuela os direitos humanos não são respeitados e que o presidente Nicolás Maduro não discute ou contesta argumentos, mas simplesmente “desqualifica quem pensa diferente. “

Maduro, que criticou a visita, os ex-presidentes acusando-os de incentivar “um desejo imperialista” para “sabotar” a reunião da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e do Caribe (CELAC), a ser realizada na quarta-feira e quinta-feira na Costa Rica.

https://sociedademilitar.com.br

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar