A Casa Branca disse que o presidente OBAMA irá propor à lideres da Jamaica uma iniciativa voltada à segurança energética para a região. A intenção é diminuir a influência da Venezuela.

A Casa Branca disse que o presidente OBAMA irá propor à lideres da Jamaica uma iniciativa direcionada à energética para a região. A intenção é diminuir a influência da Venezuela.

Antes de viajar para o Panamá para a Cúpula das Américas, o presidente Barack Obama vai visitar a Jamaica e, entre outras coisas, oferecer apoio aos países do Caribe para reduzir a sua dependência energética da Venezuela.

É a segunda visita de um presidente americano no cargo até a ilha desde a independência, em 1962. O primeiro foi o republicano Ronald Reagan, em 1982. Obama chegará na quarta-feira à noite, de acordo com informações fornecidas pela Casa Branca na quinta-feira abrirá a sua agenda oficial com uma reunião com o primeiro-ministro da Jamaica, Portia Simpson Miller.

O presidente vai falar mais tarde com os líderes dos países da Comunidade do Caribe, como fez na Cúpula das Américas, em Trinidad e Tobago em 2009.

Obama vai falar com os líderes sobre a iniciativa apresentada em Janeiro, na primeira Cúpula sobre Segurança Energética do Caribe, liderada pelo vice-presidente dos EUA, Joseph Biden.

O propósito, em coordenação com o Banco Mundial, é a criação de uma rede de investimentos em energia no Caribe.

“Seja na Ucrânia ou no Caribe, nenhum país poderia usar seus recursos naturais como uma ferramenta de coerção contra a outra”, disse Biden, na ocasião, em uma clara referência a Venezuela e o chamado Petrocaribe.

Revista Sociedade Militar

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar