“Puxando o saco?”. Deputada do PCdoB propõe adicional de insalubridade para câmeras e fotógrafos de revistas e TV.

“Puxando o saco?”. Deputada do PCdoB propõe adicional de insalubridade para câmeras e fotógrafos de revistas e TV.

Para a deputada Alice Portugal, do PCdoB da Bahia, os fotógrafos e câmeras deveriam receber adicional de insalubridade. Segundo a mesma, os profissionais “são responsáveis por equipamentos diversos, tais como câmeras fotográficas, de cinema e de televisão, e também acessórios e equipamentos extremamente pesados com efeitos danosos a saúde.

A deputada, que é de um partido socialista, não se lembrou de dar a devida atenção aos milhares de ajudantes de caminhão, peões de obras, montadores de moveis, trabalhadores de fábricas e outros milhões de brasileiros que carregam todos os dias materiais muito mais pesados do que câmeras e tripés.

A deputada também não se lembrou dos policiais militares e militares das Forças Armadas, que passam o dia inteiro, e frequentemente a noite também, carregando fuzis que pesam quase 5 quilos, vestindo coletes que pesam em média 2 quilos e coturnos que pesam quase 1 quilo. Sem contar o capacete, outros equipamentos e munição extra.

Por que será?

Veja a lei: O CONGRESSO NACIONAL decreta:

Art. 1º É assegurado o pagamento do adicional de insalubridade aos fotógrafos, operadores de câmeras de cinema e televisão e trabalhadores assemelhados, que:  I – no deslocamento e ou desempenho de suas atividades transportem para uso profissional, equipamentos e acessórios fotográficos e cinematográficos.  II – desempenhem suas atividades em contato com agentes insalubres; III – desempenhem suas atividades em situações de calamidade pública. Parágrafo Único.

O percentual do adicional de insalubridade instituído no caput deste artigo será definido e fixado pelo órgão competente do Poder Executivo.

Proposição na Íntegra. AQUI

Revista Sociedade Militar .

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar