Maria do ROSÁRIO esconde BOMBA no Congresso. Projeto “camuflado” pode acabar com a liberdade de opinião na internet.

“Bolsa BLOGUEIRO” PL 1677/2015 de Maria do Rosário pode dar ao GOVERNO o CONTROLE sobre sites e blogs.”

Essa semana redigimos um texto denunciando mais uma tentativa espúria de controlar a mídia. Por isso fomos “presenteados” por uma enxurrada de e-mails e comentários de ódio por parte da esquerda. O site da Revista Sociedade Militar foi acessado inúmeras vezes de dentro do Congresso e outras instâncias administrativas. Fomos atacados e até derrubados por algum tempo. 

Já que rendeu tanta polêmica, voltemos ao assunto. O projeto anda “escondidinho” pulando de comissão em comissão, aguardando a oportunidade de ser votado a jato a qualquer momento.

Aparentemente caridoso e politicamente correto, o projeto de lei 1677/2015  de Maria do Rosário, esconde um projeto autoritário e de seleção de mídias simpáticas à ideologia do governo. Segundo a mesma, o projeto: “contribuirá para fomentar a existência de mídias mais isentas”. Para a deputada, o investimento em mídia do governo federal, que normalmente ultrapassa a casa dos dois bilhões, deveria ser distribuído também entre pequenas mídias, como blogs, sites pequenos e revistas de pequenina tiragem. Até aí tudo lindinho.

Maria do Rosário diz ainda que o projeto foi elaborado após consultar representantes de mídias de movimentos sociais.

Veja: “Este projeto de lei objetiva assegurar o direito à informação a partir da garantia de sustentabilidade das mídias de pequeno e médio porte. Ele foi formulado a partir de amplo diálogo desenvolvido com os movimentos sociais, representantes de mídias de pequeno e médio porte.”

De novo essa historinha de movimentos sociais. Ninguém da Revista Sociedade Militar foi procurado para opinar sobre esse projeto. Nenhum de nossos amigos que possuem sites ou blogs foi procurado pela equipe de Maria do Rosário para opinar sobre essa questão e nós, assim como 99% dos brasileiros, não participamos de movimentos sociais.  Você, caro leitor, conhece alguém que participou desse “amplo diálogo desenvolvido com os movimentos sociais “?

No projeto estrategicamente discreto Rosário usa de meias verdades na ardilosa tentativa de convencer o parlamento a votar de forma positiva. Ela diz que a concentração da verba publicitária em “poucas mãos” faz com que a sociedade possa ser facilmente manipulada em relação ao que chama, sem especificar muito bem, de “determinados temas”.  

Que coisa linda. Segundo Rosário “A concentração da mídia em poucas mãos inibe o conhecimento e a informação a respeito de informações locais, regionais ou o tratamento de determinados temas”.

Só que na internet a mídia NÃO ESTÁ em poucas mãos. No Brasil existem aproximadamente 3.4 milhões de sites, e são criados milhares por dia. A esmagadora maioria são pequenos e médios. E, só pra esclarecer a deputada Maria do Rosário, eles funcionam SEM A AJUDA do GOVERNO federal.

O que Rosário quer é acabar com a isenção e independência da internet. O que vem sendo tentado pela esquerda há bastante tempo.

Ela diz: “O  presente  projeto  contribuirá  significativamente  para … fomentar a existência de mídias mais isentas na divulgação de informações…”

Ora. O Brasil vive um momento inédito, em que a informação tem circulado livremente principalmente por meio da internet. Pequenos sites e blogs são os que atualmente tem mais liberdade para criar conteúdo sobre todos os temas possíveis, dando ao brasileiro a oportunidade de conhecer vários lados das questões do quotidiano.

A televisão, grande beneficiaria das verbas estatais, aos poucos é colocada de lado.

Sites pequenos e blogs, em uma economia de mercado, realizam uma disputa sadia pelo público. Aqueles que tem melhor conteúdo tem público de melhor qualidade e mais acessos. Conseqüentemente, recebem uma melhor remuneração das empresas de publicidade.

Maria do Rosário diz: “Assim, determinamos que todos os órgãos e entidades das três esferas de governo, assim como empresas públicas e sociedades de economia mista, deverão destinar às mídias regionais pelo menos 20% (vinte por cento) do total de recursos alocados à veiculação de publicidade institucional e comercial. Com isso, asseguramos não só a sobrevivência de representantes de mídias de pequeno e médio porte como o direito fundamental à informação dos brasileiros e brasileiras.”

Sugestão para a deputada que diz ter o desejo de democratizar a mídia. Apresente um projeto que reduza ao mínimo possível a aplicação de recursos do estado em publicidade. Que só seja permitido aplicar recursos em campanhas de vacinação ou voltadas a resolução de calamidades públicas etc. 

Será que ainda não deu pra perceber que a intromissão estatal só atrapalha?

Robson A. DSilva – Cientista Social – Revista Sociedade Militar.

VEJA: Maria do ROSÁRIO faz encontro em HOTEL e paga com dinheiro do contribuinte.

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Sociedade Militar