Marinha homenageada na câmara de Foz do Iguaçú.

O capitão-de-fragata Alexandre Ernesto Corrêa Sampaio, comandante da capitânia, afirmou que para a Capitania Fluvial é um imenso prazer receber a honraria.  O militar recebeu a Moção de aplauso nesse 11 de junho, dia em que se comemora a Batalha naval do Riachuelo.

“Procuramos não só cumprir as nossas atribuições como garantir a segurança da navegação, a prevenção da porção hídrica e salvaguarda da vida humana em rios e lagos da região, como também integrar os nossos militares a toda a sociedade iguaçuense. É nesse sentido que a gente participa de diversas atividades na cidade”, comentou.

O comandante citou exemplos da integração, entre eles, a limpeza de rios e lagos na cidade, campanha de doação de sangue e cursos do ensino profissional marítimo para a população local.

“São cursos gratuitos profissionalizantes permitindo que os jovens possam trabalhar nas embarcações comerciais da região”, pontuou Sampaio. Ele agradeceu os vereadores e as palavras de incentivo proferidas pelos proponentes da moção.

O vereador Paulo Rocha (PSB) afirmou que era uma honra conceder a homenagem à Marinha, ressaltando a importância da Força para a cidade de Foz do Iguaçu. Lembrou também que a Marinha tem sido parceira no projeto que pretende reativar o porto para travessia com balsa no Rio Paraná, na região do Porto Meira. 

Rudinei de Moura, do PROS, parabenizou a Marinha que, segundo ele, dentre todos os feitos está a missão de trazer para a instituição o jovem sem excluí-lo da sociedade.  O vereador Dilto Vitorassi (PV) também se pronunciou e aproveitou para destacar a necessidade de se pensar na navegação fluvial como prioridade para o desenvolvimento da região.

 “No Rio Paraná são 5.700 quilômetros navegáveis e a Marinha tem a plena consciência que é uma rota que deveria ser mais explorada”, destacou.

Revista Sociedade Militar / Imagem de Câmara Municipal de F.do Iguaçú.

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar