SELFIE de membro do ISIS possibilita ataque ao quartel general do GRUPO na Siria.

SELFIE de membro do ISIS possibilita ataque ao quartel general do GRUPO na Siria.

Exércitos de todo o planeta tem de estar atentos ao equipamento pessoal que seus soldados levam para o campo de batalha. Celulares e smartphones são ótimos para fornecer ao inimigo a localização exata do usuários. Foi o que aconteceu na semana passada na Siria.

Realmente o ISIS tem usado como poucos as redes sociais para divulgar suas ações, despistar os inimigos e fazer novos admiradores. Mas, eles não foram pioneiros nisso, soldados da Al Qaeda já fazem isso há pelo menos uma década. Contudo, recentemente esse “domínio das redes” custou caro ao grupo. A Força Aérea dos Estados Unidos está transformando a ânsia do grupo militante em compartilhar em redes sociais em informações importantes. Pessoalmente, como operador de inteligência, não teria divulgado isso ainda, mantendo intacta essa fonte de informação. Mas, já que os militares americanos não se preocuparam com isso. Vamos lá.

O General Carlisle, chefe do Comando de Combate Aéreo, descreveu nessa segunda-feira como os aviadores da Flórida, com o Grupo de Inteligência, reconhecimento e vigilância identificaram uma postagem em mídias sociais e transformaram isso em um ataque aéreo extremamente eficaz, que resultou na destruição do edifício-sede do ISIS na Síria.

De um post em redes sociais para bombas no alvo foram menos de 24 horas“, disse o General Carlisle. “O trabalho foi incrível.”

Carlisle teve cuidado para não explicar como conseguiram a localização do edifício. Ele contou a história em uma reunião em Washington, organizada pela Associação da Força Aérea.

Um idiota do ISIS, querendo intimidar por meio das redes… estamos vasculhando através das redes sociais, e vemos algum idiota que está lá, naquele comando… em um fórum aberto, comentando sobre as capacidades de comando e controle para Daesh, ISIS… e estamos dentro

Revista Sociedade Militar

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar