Você se lembra? 400 mil assinaturas de militares no site do SENADO.

Você se lembra? Essa semana completa 3 anos. Foi em 2012. Mais de 400 mil militares das Forças Armadas, oficiais e praças, da ativa e da reserva, assinaram um manifesto pedindo reajuste de salários. Esse artigo foi visto em computadores de Organizações Militares em todo o Brasil. Foi um dos eventos que abriram a atual mobilização dos MILITARES das Forças Armadas, que planejam uma CONCENTRAÇÃO em frente ao CONGRESSO no próximo dia 30/06/2015


Mais de 17.000 pessoas ja solicitaram debate sobre remuneração dos militares em apenas 13 horas. 

Dia 30/05 as 20:00 – 1.224 solicitações – 

Dia 30/05 as 23:00 – 10.373 solicit.

Dia 31/05 as 13:10 – 17.336 Solicitações de inclusão em PAUTA.

      Imagine uma fila com 14.000 pessoas, em que 19 pessoas dessem o jeito para assinar seu nome em apenas um minuto, ou seja, cada cada um teria que assinar seu nome em 3 segundos. Absurdo? Impossível? Pois é, assim é que anda a “fila virtual” para assinar a proposta de discussão no Senado solicitando avaliação dos SALÁRIOS dos militares das Forças armadas. A proposta “apareceu” ontem na grande rede, inicialmente divulgada por três grandes sites voltados a categoria militares, sociedademilitar.commilitar.com.br e montedo.blogspot.com, e parece ter obtido enorme aceitação e visibilidade entre os militares das forças armadas.  Desde ontem (30/05as 20:00hs) até agora (31/05 – 08:30) já recebeu mais de 14.000 adesões. Não temos notícia de outra “fila” virtual que tenha corrido tão rápido. 

     O Senado brasileiro possui essa ferramenta interessante, chamada e-representação, ela possibilita a participação e propostas de debates por parte de cidadãos comuns.  Observando o portal percebe-se um fato inusitado, a proposta que tem maior número de adesões é uma solicitação de discussão sobre os salários dos militares. É uma proposta simples, não tão elaborada, logica e inegavelmente direta, feita por uma pessoa comum, provavelmente um inativo. 

Sem citar leis e referências legais o pequeno texto expressa exatamente o que passam os militares nesse momento.  “Não há aumento há mais de onze anos e a classe se vê obrigada a fazer empréstimo consignado para sobreviver e não passar por privações”.

Não é necessario a identificação, porém para que seja válido, por verificação de IP, só pode-se clicar uma vez. Para assinar clique em: https://www12.senado.gov.br/ecidadania/principalpeticao
A petição foi lançada ontem e, inicialmente divulgada por três grandes sites voltados a categoria militares,sociedademilitar.commilitar.com.br e montedo,blogspot.com parece tem obtido aceitação e visibilidade entre os militares das forças armadas.

Definitivamente os militares brasileiros estão, após anos de afastamento, aprendendo a se manifestar como cidadãos. Nota-se que é uma questão de tempo para que ampliem seus direitos de manifestação pública, associação e ativismo político.  Em estados como Rio de janeiro e Rio Grande do Sul já começam a se perceber movimentações dos candidatos militares. Mesmo o vereador sendo prioritariamente um político de ação local, os militares crêem que poderão se unir e formar alianças para fazer chegar até Brasília as demandas da sociedade militar brasileira. “Assim como existe a bancada evangélica e a bancada ruralista nós formaremos a bancada militar”, diz um deles.

Em declaração ao site SociedadeMilitar.com, o Sr. Lauro Roberto,  membro da Associação Bancada Militar, do Rio de janeiro, que presta apoio a militares que pretendem se candidatar a cargos políticos, disse que tudo indica que o ano de 2012 vai ser um ano “chave” para a formação da representação da categoria: “achamos que 2012 vai ser o ano em que os militares vão realmente dar passos significativos em direção a uma representação parlamentar capaz de influir nas questões que nos dizem respeito”.
Fonte: https://sociedademilitar.com

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar