Vergonha? Almirante processado. Isso jo já aconteceu antes.

Escândalo, vergonha! Foi o que se gritou ha alguns anos quando outro miliar da Marinha foi processado. Depois o assunto desapareceu da grande mídia.

Dado o status que as Forças Armadas possuem perante a sociedade brasileira, qualquer militar sob o qual se lance suspeitas de ilícitos penais, de soldado a general, se torna alvo das câmeras de toda a mídia. O Almirante Othon não foi o primeiro oficial general da Marinha acusado de corrupção. Há poucos anos o almirante de esquadra Euclides Duncan Janot de Matos ex-chefe do Estado Maior da Armada, sofreu grave acusação de corrupção, importação subfaturada etc. No entanto, o almirante em questão se livrou dos processos e agora tenta na justiça obter a identidade de quem realizou denuncia anônima que deu inicio a investigação que o transformou em noticia nacional.

Um dos processos contar Duncan: “ACÓRDÃO 1767/2007 – Segunda Câmara – TCU – Os Ministros do Tribunal de Contas da União… por unanimidade, em conhecer da representação e considerá-la improcedente, procedendo-se seu arquivamento, de acordo com os pareceres emitidos nos autos”

Quanto ao almirante Othon, este aparentemente é um oficial com mais status no mundo civil do que dentro da Marinha. Ele Era admirado por políticos como Itamar Franco, que o condecorou, e a própria Dilma Roussef, que cogitou colocá-lo como seu chefe da Casa Civil.

Em entrevistas para a TV o almirante chegou a dizer que a cúpula da Marinha e não o governo era o principal responsável pelo retardo do programa nuclear brasileiro. Othon disse que os almirantes estão mais preocupados com as próprias carreiras do que com a segurança do país.

O militar agora cumpre prisão preventiva dentro do quartel do comando da 5ª Região Militar/5ª Divisão de Exército.

Alguns setores da mídia acham estranho que a Marinha e outros clubes militares não tenham se pronunciado sobre o caso. Contudo essa situação é perfeitamente normal. O presidente do Clube Naval se limitou a dizer que, se for comprovada a idoneidade do almirante Othon Pinheiro da Silva, a entidade poderá manifestar solidariedade ao militar.

Revista Sociedade Militar

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar