Soldos dos MILITARES. Bolsonaro ressuscita PEC “do mal” Alegria de uns, tristeza de outros. Policiais reclamam.

Bolsonaro ressuscita PEC “do mal” Alegria de uns, tristeza de outros. Policiais reclamam.

Militares das forças auxiliares consideram extremamente maldosa a Proposta de Emenda Constitucional elaborada por Jair Bolsonaro em 2009 e ressuscitada em fevereiro desse ano (2015).

Na prática a PEC 352/2009 é uma inteligente, porém difícil de passar, forma de “driblar” o disposto no artigo 61 Par.1º da Constituição Federal, que veda aos parlamentares a proposição de leis que demandariam iniciativa reservada do Chefe do Poder Executivo.

Uma PEC primeiro deve ser avaliada pela Com. de Constituição e Justiça. O prazo é longo, 40 sessões. Quando for colocada em votação, de acordo com a boa (ou má) vontade do Presidente da Câmara, tem que ser aprovada em dois turnos, por pelo menos 3/5 dos parlamentares em cada uma das sessões.

No texto proposto o deputado – capitão sugere que o inciso IX do art. 142 da Constituição Federal passe a vigorar com a seguinte redação:

“IX – aos militares das Forças Armadas, excetuando-se os cabos e soldados no serviço militar inicial, são garantidos salários, proventos, pensões ou outra espécie remuneratória, nunca inferiores aos postos e graduações correspondentes das Forças Auxiliares, incluídas as vantagens pessoais ou de qualquer outra natureza;” (NR)

Policiais e bombeiros alegam que os militares deveriam brigar por uma política própria de remuneração, com data base e reajustes anuais e não, ficar esperando a mobilização das Forças Auxiliares e simplesmente “pegar carona” em sua conquista.

Um policial disse, na área de comentários: Se essa maldita PEC 352 avançar será o retrocesso para as polícias estaduais. Estaremos com nossos salários, PMDF/CBMDF, atrelados aos das forças armadas. Quando formos buscar qualquer reajuste ouviremos : “Ah, se reajustarmos os salários de vocês teremos que conceder às forças armadas.”

Revista Sociedade Militar

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar