De que matéria-prima se faz um soldado? Miriam Stein

De que matéria-prima se faz um soldado?

Um Soldado é talhado em madeira de muita fibra, fé e determinação. Ser Soldado é viver entre as dores e amores desta grande profissão. Independente da patente, da cor ou da religião, o Soldado Brasileiro é um bravo homem apaixonado por sua nação.

Saindo da sonoridade poética com que eu iniciei o texto, vou passar para aspectos práticos de ser um Soldado do único Exército Brasileiro, o Exército do Duque de Caxias.

Proteger e vigiar nossas fronteiras, adestrar-se para defender o país, dentre outras tantas atividades, são o dia a dia do nosso Soldado.

Nesta labuta, o que diminui a moral destes bravos Soldados Brasileiros é uma Medida Provisória por número 2.215/2001. Sim, pasmem! Como pode uma medida provisória ter completado seus quinze anos? Essa completou e tem deixado os Militares, nossos bravos Soldados, e suas Famílias perplexos com o fato de uma medida provisória ser tratada como se fosse Lei. A malfadada MP 2.215/2001 trata das regras de remuneração dos militares e também da extinção de diversos benefícios.

Nosso parlamento esqueceu do quanto nossos bravos Soldados são importantes. Durante esses quinze anos, esqueceu-se de colocar em pauta a votação da MP 2215/01 e, sobre tudo, conversar com nossos Soldados para ver o que realmente importa nesta MP e quais artigos devem ser alterados.

Mas se houver dengue, pode apostar que na hora os políticos lembram dos nossos Soldados; mas se for uma enchente, pode apostar que também vão lembrar dos nossos Soldados; se faltar água, nossos políticos vão convocar nossos Soldados para assistir a população; e se precisar subir o morro e pacificar comunidades que estão sofrendo com o crime organizado, nessa hora nossos políticos vão lembrar de chamar nossos Soldados…Mas quando esses políticos vão lembrar de perguntar em que condições vivem nossos Soldados e suas famílias?

Fato é que, neste momento, você pode ter certeza que em algum dos nossos rincões estará um bravo Soldado brasileiro para proteger e zelar por nossa nação. Neste momento temos muitos soldados em destacamentos de fronteiras, nos quais, por muitas vezes, faltam infraestrutura. No entanto, sobram honra, garra, fé, determinação, coragem e muito amor a Pátria Amada Brasil.

As esposas destes Soldados, enquanto seus maridos defendem o Brasil, ficam nos seus postos, ou melhor, em seus lares, defendendo seus filhos, sua casa e seu emprego. Mesmo sabendo que, para o governo federal, elas e seus filhos representam apenas o valor de R$ 0,16 – percebidos como salário família. Um vergonhoso salário família.

Amigos e amigas, vocês sabem o que é abandonar seus pais e amigos e ir para um local desconhecido por amor a um Soldado que ama tanto a sua nação? Isso é um exercício de amor, muito amor. Mesmo sabendo que com os baixos soldos e a distância, essas jovens mulheres ficarão longos períodos sem visitar seus pais. Sim, isso sim é amor a um país e a nação.

Sim nossos soldados são feitos da mais bela fibra e determinação!

Sim nossos soldados são dignos de nosso respeito, amor e admiração!

Sim nós temos grandes homens e bravos heróis talhados com força, fé, determinação, coragem e muito amor à nação!

Eu conheço um Soldado assim! Ele é meu pai! Seu nome é Coronel Cesar Dal Pai Dienstmann. Pai, você é meu Soldado Herói!

Brasil acima de tudo! 

Miriam Dienstmann Stein – Em Revista Sociedade Militar / 

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar