Evo Morales reinicia pressão por saída para o mar através do território chileno.

Evo Morales reinicia pressão por saída para o mar através do território chileno.

“Han perdido ante Argentina y Perú, y otra vez van a perder ante Bolivia”

La Paz, 28 ago (PL) o presidente boliviano, Evo Morales recomendou que o governo do Chile tente encontrar um consenso em vez de perder a disputa marítima que ambas as nações têm no Tribunal Internacional de Justiça .

Em entrevista ao jornal La Razón, o presidente destacou a unidade do povo boliviano e disse que tem o apoio internacional para a causa que defende.

Morales reiterou o interesse de seu governo para retomar as relações bilaterais com o Chile vizinho, mas sempre com a participação da Igreja Católica, através da pessoa do Papa Francisco.

“Nós estaremos sempre abertos ao diálogo e é por isso que solicitamos restaurar relações diplomáticas com o Chile”

Morales baseia sua “advertência” na recordação que o Chile perdeu para a Argentina a disputa sobre o Canal de Beagle, em 1982, em seguida, perdeu para o Peru para a demarcação da fronteira marítima em 2014, depois de uma decisão internacional.

“é melhor negociar do que a perder, em Haia”, diz Morales.

“Continuo otimista, estou convencido da competência de Haia (…) e que a partir do momento em que aceitou o nosso pedido, sabemos que é da sua competência”

Há alguns anos as relações diplomáticas entre Chile e Bolívia chegaram a uma crise, com o governo chileno dizendo que defenderia seu território a qualquer custo.

A Bolívia perdeu o acesso ao Oceano Pacífico depois de um conflito com o Chile em fevereiro de 1879.

Revista Sociedade Militar

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar