Associações de MILITARES se reúnem com Deputado Capitão Augusto.

Associações de MILITARES se reúnem com Deputado Capitão Augusto.

Líderes de associações de militares de vários estados estiveram reunidos hoje pela manhã (06/10) com o deputado Capitão Augusto, líder do Partido Militar Brasileiro, para articular o processo de inclusão das Forças Armadas na PEC 443, de autoria do Deputado Suboficial Gonzaga.

Estiveram presentes o Sr. Jair Silva Santos, da ANPRAFA, Genivaldo da AMARPFA, Kelma Costa da UNIFAX, além dos Presidentes das FAMIL MATO GROSSO – FAMIL DE BRASILIA.

Com a aprovação da PEC os militares deixam de depender única e exclusivamente do alto comando para as negociações referentes a reposições salariais, planos de carreira etc. Com várias associações oficializadas por lei participando das negociações e pressionando autoridades políticas fica obvio que os militares federais ganham força política. Fica obvio também que como conseqüência da própria existência das associações surgirão lideranças políticas que logo ocuparão vagas importantes no Congresso Nacional.

A Constituição Federal diz: … Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza… “. Contudo, atualmente há impedimentos sérios e poucos mencionados que precisam ser tratados com interesse pelas autoridades do legislativo para que aos militares seja garantia a cidadania plena. Por exemplo: atualmente nenhum deputado tem poder para apresentar propostas de reajustes salariais para as Forças Armadas, isso faz com que os militares federais na verdade sejam apenas sub-representados pelos políticos. Por força do artigo 61 da Constituição as propostas só podem partir do Executivo. Projetos relacionados a planos de carreira estão também vedados.

A PEC 443 é uma batalha necessária.

Revista Sociedade Militar

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar