RÚSSIA. Desafios econômicos e geopolíticos. Um ciclo de PALESTRAS. Realizado no… auditório do Ministério da Defesa.

RÚSSIA. Desafios econômicos e geopolíticos. Um ciclo de PALESTRAS realizado no auditório do Ministério da Defesa.

Coronel explica que a Federação Russa em breve terá capacidade de projetar poder para qualquer local do globo terrestre.

As palestras ocorrem em um momento interessante, em que analistas militares europeus e norte-americanos demonstraram-se admirados com o poderia militar de Moscou aplicado de forma rápida e precisa na Síria.

“Trata-se não apenas de armamentos precisos e de últimas geração, mas também de estilo, da velocidade da operação militar”. Exagero ou não, repórteres italianos chegaram a dizer que os EUA sofreram um choque similar ao sofrido quando a antiga URSS lançou o primeiro satélite artificial, em 1957.

A situação atual da Rússia Frente aos Desafios Econômicos e Geopolíticos e o Poder Militar Russo foram temas das palestras realizadas nesta terça-feira (27), no auditório do Ministério da Defesa. As apresentações foram ministradas pela professora doutora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, Lenina Pomeranz e pelo coronel Marco Antonio de Freitas Coutinho, que atua na área de logística do Exército Brasileiro.

Lenina Pomeranz ressaltou que a Rússia, assim como o Brasil, vive grave crise e que o país encontra-se em um clima de incertezas. Para explicar o cenário econômico, ela apresentou dados do Banco da Finlândia (Bofit) que mostram a queda nos indicadores macroeconômicos da Rússia nos últimos três anos.

Poder Militar Russo

O coronel Marco Antonio de Freitas Coutinho, que já foi adido militar na Rússia, fez uma análise do poder militar russo. Para ele, até 2020 a expressão militar da Federação da Rússia, convencional e nuclear, constituirá um suporte efetivo para a política externa, particularmente na defesa dos interesses russos em suas fronteiras, no espaço, no Oriente Médio, no Mediterrâneo e no Ártico com capacidade de projetar poder para qualquer área do globo.

Revista Sociedade Militar

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar