Bolívia se preparando para a GUERRA? Evo Morales compra armas russas.

Bolívia se preparando para a GUERRA? Morales compra armas russas.

Evo Morales se mostra, a exemplo de seu guru, Nícolas Maduro, bastante falante no que diz respeito a procurar encrenca com países vizinhos. Há apenas dois meses ele deixou bem claro, em uma solenidade militar, que não deixaria barato se Dilma Roussef fosse derrubada. Na semana passada, junto com autoridades bolivianas, fez o maior estardalhaço na imprensa internacional. Reclamava de que os chilenos faziam exercícios militares na fronteira entre os dois países.

Na visão dos bolivianos as movimentações de tropas seriam para intimidá-los e fazer com desistam de insistir na obtenção uma saída para o mar por dentro do território chileno.

O Chile, por sua vez, permanece quieto e não comenta o fato de a Bolívia estar negociando com a Rússia a aquisição de mais material bélico. Sabe-se que Morales já comprou armamento portátil de boa qualidade, como os fuzis kalashnikov modificados, para uso por suas forças especiais.

Segundo a mídia boliviana, o país agora estaria interessado particularmente em lanchas especiais de alta velocidade destinadas à Marinha, que são adaptadas para o envio de tropas, realização de operações humanitárias e adequadas para socorro em caso de desastres naturais. A Bolívia também irá analisar a questão da compra de veículos de transporte para garantir a segurança em áreas costeiras e em lagos e rios navegáveis.

No caso da Força Aérea existem propostas referentes à compra de aviões e helicópteros. Faz dois anos que o pais governado por Evo Morales recebeu uma quota de helicópteros militares fornecidos pela AirBus, do tipo super PUMA. Mas, agra o país se mostra interessado em adquirir algumas unidades do modelo russo M-17.

Revista Sociedade Militar

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar