Corda no Pescoço. 89% dos MILITARES se sentem desestimulados por causa do salário baixo.

Corda no Pescoço. Empréstimos consignados são a “salvação” para militares das Forças Armadas. 89% se sentem desestimulados por causa do salário.

  Militares do Exército, Marinha e Aeronáutica apelam para empréstimos consignados para suprir necessidades e até para quitar dívidas mais urgentes. Instituições que oferecem empréstimos, como POUPEX e Caixa de Construção de Casas da Marinha têm público cativo e já aumentaram bastante sua estrutura para atender a grande demanda. A situação é tão crítica que bancos que sobrevivem principalmente de emprestar dinheiro, como o Banco Alfa, obtiveram permissão para abrir vários escritórios dentro de quarteis. 

  O empréstimo consignado atenua a situação, mas acaba por apenas rolar as dívidas que se acumulam e crescem, fazendo com que muitos militares, principalmente graduados, fiquem em situação calamitosa. Não há perspectiva de reajuste de salário e a tendência, se nada mudar, é que as coisas piorem para a família militar.

  Reuniões e audiências públicas no Congresso acabam por aumentar a frustração pois nada de conclusivo é falado. Nem mesmo números ou promessas se obtém da parte do Ministro ou dos próprios comandantes das Forças Armadas. 

  Pesquisa recente da Revista Sociedade Militar mostra que aproximadamente 75% dos MILITARES das Forças Armadas possuem dívidas com empréstimos consignados. A mesma pesquisa mostra que 89% dos entrevistados que estão na ativa se sentem desestimulados e 46.5% acreditam que a situação atrapalha o seu desempenho profissional.

  Entre os entrevistados com menos de 20 anos de serviço o número é também preocupante. Desses, que são os militares mais jovens, 86.4% pensaram recentemente em pedir baixa. Dos militares entrevistados com mais de 20 anos de serviço ativo, 54% já pensaram em abandonar a carreira militar.

  A pesquisa foi realizada no meio do ano e já foi requisitada por instituições de ensino das Forças Armadas no intuito de preparar os futuros militares para o cenário que irão encontrar quando se juntarem à tropa.

Empréstimo consignado

75% dos entrevistados têm dívidas com empréstimo consignado um número grande comprado com o restante da sociedade. Pesquisas indicam que somente 34% dos brasileiros já fizeram empréstimo consignado.  

 45% dos militares da ativa tem como principal dívida o empréstimo consignado.

34%  dos oficiais que responderam ao questionário tem como principal dívida o empréstimo consignado.

11% dos militares da ativa pagam prestações de empréstimo consignado que equivalem a mais de 50% de seus vencimentos.

19.7% dos militares da reserva / pensionistas pagam prestações de emp. Consignado que ultrapassam 50% de seus vencimentos.

Somente 21% dos militares da reserva / pensionistas não possuem dívidas com empréstimo consignado.

77% dos entrevistados já estiveram em situação em que precisaram realizar um empréstimo para quitar dívidas contraídas anteriormente.

Pesquisa Completa está em https://www.sociedademilitar.com.br/2015/05/resultados-pesquisa-sobre-situacao-financeira-dos-militares-das-forcas-armadas-brasileiras-primeiro-semestre-de-2015-revista-sociedade-militar-httpsociedademilitar-com-br.html

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar