Presidente MADURO usa mídias oficiais para levantar hashtag no twitter em dia de discussão sobre anistia de presos políticos.

Presidente MADURO usa mídias oficiais para levantar hashtag no twitter em dia de discussão sobre anistia de presos políticos.

Ao contrário do Brasil, onde as redes sociais ainda são usadas predominantemente para discutir-se esporte e fofocas do mundo artístico, na Venezuela as redes tem sido cada vez mais usadas para promover o debate político, marcar manifestações e realizar as mudanças necessárias para derrubar o chavismo, responsável por jogar o país no caos atual.

Chavistas nas redes dizem que “esta ley de amnistía pretender ser una lavadora de todos los delitos públicos y privados de la derecha”

A rede VTV canal 8, canal oficial de TV, propôs uma votação no twitter e mais de 80% dos votantes se declararam a favor da anistia. Hoje rede deletou a enquete de sua timeline. Veja abaixo, conseguimos resgatar a imagem.

O governo resolveu reagir e hoje agora ha pouco conseguiu uma proeza significativa, mostrando que pode estar mudando de estratégia no sentido de ganhar primeiro a batalha nas redes.

Maduro elevou sua TAG #AmnistiaEsImpunidad que carrega a ideia de que anistiar líderes como Leopoldo Lopes seria sinônimo de impunidade, até o topo do TRENDS. Mas, mesmo assim será muito difícil vencer na Assembléia. Nacional.

A oposição, que esfriou um pouco depois da última vitória, quando conseguiu maioria no Parlamento, tenta reagir com outras TAGS. Mas, sem o aparato midiático estatal, não conseguiu algo realmente relevante e, pelo menos hoje, perde  a batalha nas redes sociais. Embora seja quase certo que a anistia seja obtida, a reação de Maduro deve ser observada com atenção. Pode indicar um aperfeiçoamento em suas táticas.

Uma HashTAG, embora pareça algo simples, tem que ser criada de forma inteligente e carregar em si toda uma idéia. O que se percebe são algumas chacotas e críticas, como se vê acima, em cima da própria TAG do governo, que acabam elevando-a mais alto no TRENDS.

Revista Sociedade Militar

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar