Sociedade carioca custeia ZONAS FRANCAS no Rio de Janeiro

Sociedade carioca custeia ZONAS FRANCAS no Rio de Janeiro

Eles não pagam energia, eles não pagam água, o comércio de produtos roubados é liberado, motocicletas caras e sem placa circulam a vontade e eles têm sua própria polícia.

Hoje acompanhei um amigo até sua casa em uma comunidade de Niterói. O local fica próximo do Largo da Batalha. Ele me aconselhou a deixar minha identidade de militar no carro, que deixei num local afastado.

Logo na entrada da comunidade havia alguns jovens armados com fuzis. Aparentemente eram menores. Fiquei um pouco apreensivo. Sei que tenho características comportamentais que me identificam como militar. Observei as armas, onde se posicionam, a motocicleta e o possível caminho que tomariam para não ser perseguidos por uma viatura.

Caminhando pelas ruas cheguei a estranhar o excesso de calçados de boas marcas e iphones. Obviamente não tenho nada contra qualquer um usar bons calçados ou equipamentos caros. Contudo, a quantidade vista ali era bem maior do que o normal em outros lugares.

Meu amigo me explicou que ali o comércio de produtos roubados é liberado.

Ao entrar na sua casa o choque térmico me trouxe um grande alívio. Lá fora a temperatura era de quase 40 graus, mas como o ar-condicionado estava ligado, as duas da tarde em sua sala o ambiente era bem agradável. Todos os cômodos da casa são climatizados.

Meu amigo me explicou que ali ninguém paga a conta de energia elétrica e por isso seus equipamentos de ar-condicionado ficam ligados o dia inteiro.

E a água? Perguntei.

_Aqui também ninguém paga água. Mas, nas outras comunidades também é assim.

No mesmo momento veio a minha mente a informação que diz que cerca de 20% da energia direcionada ao Rio é consumida pelos chamados gatos e que essa perda é rateada entre os consumidores que pagam suas contas. Em relação à água ha dados semelhantes.

Na comunidade que visitei residem pelo menos 30 mil pessoas. Pelo que soube ninguém paga contas de energia ou água. Os traficantes não permitem que as empresas que prestam os serviços entrem para medir o consumo ou para entregar as contas. A comunidade também não recebe serviços de GVT , NET etc.

O governador do Rio de Janeiro, apesar de ser do PMDB, parece mais ser do PT, tal o apoio que presta à Dilma e Lula. O prefeito do Rio de Janeiro atua na mesma linha. Todos conhecemos o conteúdo de ligações que recentemente fez para Lula. O prefeito de Niterói é do PT.

É impossível que não se tenha conhecimento sobre o que ocorre nesses locais. Por isso passou pela minha cabeça um questionamento. Será que esses políticos acreditam que retirar esse “privilégios” dessas comunidades significaria perda de “status eleitoral”, ou seja, VOTOS? 

Os criminosos do Rio circulam entre as comunidades do Rio, Niterói e São Gonçalo, se fixando temporariamente onde acreditar que é mais seguro e produtivo para o exercício de suas atividades.

A população das comunidades vive debaixo de uma verdadeira ditadura. As regras são prescritas pelo chefe dos criminosos locais. São eles que determinam qual a punição a ser imposta nos cidadãos que cometerem algum deslize. Em troca o traficante fornece aos moradores, que já receberiam subsídios do governo para custeio da energia, a proteção contra cobradores de serviços básicos como energia e água.

Ao sair notei em uma parede vários anúncios de venda de imóveis. Fotografei um deles.

Quando cheguei no centro do Largo da batalha o mesmo anúncio estava fixado na parede de uma padaria, em frente ao supermercado Rede ECONOMIA. Quem quiser conferir é só ir até o local, hoje é 20 de março de 2016.

A.S.S é Militar da Marinha do Brasil e visitou o amigo em uma comunidade nas proximidades do Largo da Batalha, em Niterói.

Março 21, 2016. Revista Sociedade Militar

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar