Exército no momento está em operação na fronteira com a Colômbia.

Exército. Operação

O Comando Militar da Amazônia está no momento em Operações Combinadas entre as forças militares brasileiras e militares da Colômbia e Peru, na faixa de fronteira da Amazônia Brasileira, contando com a participação dos Órgãos de Segurança Pública

Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Civil e Força Nacional de Segurança Pública; e algumas Agências, como Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e Ministério Público Federal.

A finalidade é realizar ações contra crimes nos limites territoriais de cada país citado, identificando aqueles que estão envolvidos com essas atividades, com ênfase na extração ilegal de madeira e garimpagem ilegal de ouro.

Tropas das Forças Armadas Brasileira, do Exército Colombiano e da Armada Peruana, estão mobilizadas para realizar operações na faixa de fronteira correspondente de seu território de maneira simultânea. No Brasil, as operações ocorrem do estado do Acre ao Norte do estado do Amazonas.
A 16ª Brigada de Infantaria de Selva está realizando suas ações por meio do Destacamento Japurá, Destacamento Curupaiti e Destacamento Solimões. Esses destacamentos são integrados por tropas de combate e apoio ao combate que integram a Brigada das Missões.

De forma inovadora, a Brigada das Missões estabeleceu o Posto de Comando Tático Fluvial em uma de suas embarcações, garantindo mobilidade e flexibilidade ao trabalho de seu Comandante e Estado-Maior.

No sentido de proporcionar apoio às necessidades-assistenciais da população, no dia 6 de abril, ocorrerá uma Ação Cívico-Social na Comunidade Indígena Umariaçú, na cidade de Tabatinga, onde serão realizados atendimento médico e odontológico, vacinação, aferição de pressão arterial, além de atividades educacionais e de recreação para crianças.

A vitória contra essas práticas depende de ações interagências e, também, do envolvimento da sociedade.

Imagens do general Theophilo.

Revista Sociedade Militar

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar