Forças Armadas

Militares do Jiu-Jitsu comandam um exército de LUTADORES.

Militares se destacam como profissionais do Jiu-Jitsu

Conversamos recentemente com um dos maiores promotores de esportes de luta da Baixada Fluminense, no Rio de janeiro. Faixa preta de 4º grau em Jiu-Jitsu, Julio Machado, que chefia uma academia de lutas, é também historiador e militar da reserva.

Questionado sobre o “por que” de tantos militares praticarem o esporte, o mestre respondeu que as afinidades entre as doutrinas militares e a luta são diversas. Explicou que as coisas que mais se cobra em academias sérias são disciplina e o respeito àqueles que são mais experientes. “Todo militar, pela natureza da profissão, lida com os dois pilares fundamentais das forças armadas que são – Disciplina e Hierarquia “ , disse.

O mestre ressalta que, como com os militares, a disciplina e o bom comportamento dentro e fora das academias é um dos grandes diferenciais observado em praticantes de Jiu Jitsu.

Outra afinidade interessante é o cuidado com o uso do armamento. Isso mesmo. Segundo Julio, um militar antes de receber sua primeira arma, recebe dos superiores um exaustivo adestramento para que ela seja utilizada da maneira correta e jamais provoque ferimentos em um inocente ou no próprio neófito.

Assim, acorre com os praticantes de Jiu Jitsu, o procedimento é exatamente o mesmo. Adestramento físico e mental exaustivo para que possam aprender a utilizar com a “dosagem” correta e extrema segurança sua “arma”, que no caso e o próprio corpo. Ele explica que “golpes, entre os quais alguns de bloqueio vascular, estrangulamentos, e alavancas ou torções de articulações são capazes de inutilizar completamente um adversário de maior tamanho.”

Recentemente alguns mestres e atletas foram agraciados com o prêmio “melhores da baixada 2015” organizado pela MMA4EVER por sua participação na promoção do esporte no Rio de Janeiro, entre os premiados estavam dois mestres militares.

O comandante da academia Machado Top Team cita em sua homepage vários mestres militares que tem agregado numero cada vez maior de praticantes de Jiu Jitsu ao verdadeiro exército de lutadores que já existe no país. A imagem abaixo foi copiada de seu site. Segundo o mestre, as lutas já concorrem com o futebol no quesito esporte mais popular do Brasil.

Revista Sociedade Militar

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar