Forças Armadas

Militares da MARINHA em projeto “SOCORRER na ESCOLA” ministram treinamento e noções básicas de primeiros socorros para alunos da rede pública.

Militares da MARINHA em projeto “SOCORRER na ESCOLA” fornecem treinamento e noções basicas de primeiros socorros para alunos da rede pública.

O projeto, iniciado em 2015, tem  como objetivo divulgar os procedimentos básicos de socorro a ser aplicados em situações de emergência mais comuns dentro de uma escola e já foi realizado em algumas instituições, como a Escola Municipal Pedro Lessa em Bonsucesso (RJ) e o Colégio Estadual Alvina Valério, na cidade de Guapimirim.

Nos dias 03 e 10 de junho de 2016, para 120 alunos do 9º ano, além do conceito sobre Amazônia Azul, foram ministrados temas como: definição de primeiros socorros, avaliação inicial, como e a quem pedir socorro, segurança e biossegurança, suporte básico de vida, ferimentos, curativos, fraturas, imobilizações, convulsão, desmaio e cuidados com partes amputadas. 

Um dos participantes do projeto, o sargento Jalbert Azeredo Cardozo, explica que, tendo estudado em instituições públicas, sabe que esse tipo de instrução é primordial para que alunos e os próprios funcionários de instituições escolares tenham como prestar o primeiro atendimento em caso de necessidade e saibam como e a quem solicitar ajuda.

O militar conta que poucos dias após a aplicação do projeto em uma instituição de ensino, os alunos tiveram a oportunidade de socorrer da forma correta um colega que sofria convulsões.

A equipe de militares responsável pelo projeto SOCORRER NA ESCOLA fornece ainda às instituições participantes, como ocorreu  na Escola Municipal Pedro Lessa, um certificado de participação, assinado pelo Excelentíssimo Senhor Diretor do Centro de Medicina Operativa da Marinha, Contra-Almirante Médico Dr. Humberto Giovanni Cânfora Mies.

O Projeto “Socorrer na Escola” conta com o apoio da Marinha do Brasil, representada pelo Centro de Medicina Operativa da Marinha (CMOpM).

Revista Sociedade Militar

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar