Forças Armadas

Exército RETIRA de seu site o ALMANAQUE do PACIFICADOR e dificulta consulta sobre políticos AGRACIADOS.

Exército RETIRA de seu site ALMANAQUE do PACIFICADOR e dificulta consulta sobre políticos AGRACIADOS.

Ao longo dos últimos meses as críticas em relação a quantidade de políticos agraciados com comendas militares tem aumentado. Essa questão das medalhas se tornou notória por conta das condecorações concedidas a políticos envolvidos em falcatruas, como José Genoino e José Dirceu.

A sociedade exigiu do então comandante do Exército, Enzo Peri, que cassasse as medalhas como determinava a lei. Mas, ENZO aparentemente empurrou com a barriga até passar o comando.

A sociedade acompanhava a questão observando o ALMANAQUE da MEDALHA do PACIFICADOR, que permanecia disponível no site da SECRETARIA GERAL do EXÉRCITO, até que o atual comandante determinou a cassação da condecoração de alguns políticos envolvidos no mensalão.

Mesmo com a cassação permaneciam as críticas sobre o grade número de políticos agraciados com comendas militares. A sociedade acompanhava de perto o almanaque e sempre se perguntava o MOTIVO de tantos políticos ser homenageados. A cada cerimônia ficava a pergunta: _O que esse político fez pelo Exército? … Que relevante serviço o deputado Fulano prestou ao país…

A Medalha do PACIFICADOR pode ser também concedida com PALMA. Nesse caso a condição é:

“… concedida aos militares e aos civis brasileiros que, em tempo de paz, no exercício de suas funções ou no cumprimento de missões de caráter militar, tenham se distinguido por atos pessoais de abnegação, coragem e bravura, com risco de vida…”

A partir de agora a sociedade não deverá mais realizar os questionamentos acima mencionados com tanta frequência.

A força terrestre RETIROU DE SEU SITE a CONSULTA ao ALMANAQUE do PACIFICADOR. Antes bastava clicar no link ALMANAQUE e consultar nomes de personalidades, a resposta trazia nome completo, data de concessão e outros dados.

Questionamos oficialmente o Exército Brasileiro sobre essa mudança, que traria dificuldades aqueles cidadãos que desejam saber quem o EXÉRCITO está homenageando. A resposta foi curta e precisa: “Os almanaques não estão mais disponíveis para consulta no site da SGEx.

Quem desejar consultar deverá questionar o serviço de relações públicas da força ou descobrir em qual boletim foi publicado a lista de agraciados.

De agora em diante ficará difícil verificar se o EXÉRCITO já realizou as cassações de condecorações de políticos condenados e o MOTIVO da concessão de novas medalhas a mais políticos.

Fica a pergunta: Em tempos de transparência a FORÇA estaria regredindo? Qual o motivo da mudança?

O Exército continua concedendo condecorações para políticos. Na última lista obtida pela Revista Sociedade Militar – publicada no boletim 28/2016 – constava o nome de 2 senadores, 4 juízes, 3 deputados, 6 vereadores, 2 prefeitos, 8 ministros, 6 desembargadores e até um padre.


Veja também: Por que tantos políticos recebem CONDECORAÇÕES das Forças Armadas?


Veja abaixo a lista.

Revista Sociedade Militar

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar