Forças Armadas

Até 20 de setembro as inscrições para o Corpo Auxiliar de Praças (CPA-CAP) – 2016

Concurso Público para Ingresso no Corpo Auxiliar de Praças (CPA-CAP) – 2016

Os concursos militares vão diminuindo em número conforme se aproxima o final do ano. Mas, ha ainda inscrições abertas para algumas categorias. Veja abaixo o concurso para a MARINHA do BRASIL com inscrições abertas até a próxima terça-feira. São ofertadas 165 vagas para técnico em administração, contabilidade, eletrônica, moveis, mecânica e outras especialidades.

CONCURSO PÚBLICO DE ADMISSÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO PARA INGRESSO NO CORPO AUXILIAR DE PRAÇAS DA MARINHA (CP-CAP) EM 2016

PARTE 1 – NORMAS PARA O CONCURSO PÚBLICO

1 – DOS PRINCIPAIS ASPECTOS:

I – DA CARREIRA MILITAR

1.1 – Todo cidadão, após ingressar na Marinha do Brasil (MB), prestará compromisso de honra, no qual firmará a sua aceitação consciente das obrigações e dos deveres militares e manifestará a sua firme disposição de bem cumpri-los.

1.2 – Os deveres militares emanam de um conjunto de vínculos racionais e morais que ligam o militar à Pátria e ao serviço, e compreendem, essencialmente: I – a dedicação e a fidelidade à Pátria, cuja honra, integridade e instituições devem ser defendidas mesmo com o sacrifício da própria vida; II – o culto aos símbolos nacionais; III – a probidade e a lealdade em todas as circunstâncias; IV – a disciplina e o respeito à hierarquia; V – o rigoroso cumprimento das obrigações e das ordens; e VI – a obrigação de tratar o subordinado dignamente e com urbanidade.

1.3 – O acesso na hierarquia militar, fundamentado principalmente no valor moral e profissional, é seletivo, gradual e sucessivo e será feito mediante promoções, em conformidade com a legislação e atendidos os requisitos constantes do Plano de Carreira de Praças da Marinha. II – DO CORPO AUXILIAR DE PRAÇAS

1.4 – O Corpo Auxiliar de Praças (CAP) destina-se, primordialmente, a suprir a Marinha com Praças que ocupem cargos relativos às áreas de administração, de hidrografia, de informática, de saúde e de manutenção dos meios existentes, exercendo funções inerentes à carreira militar. III – DO CURSO DE FORMAÇÃO (CF)

1.5 – O candidato que obtiver sucesso nas diversas fases do Concurso Público e, ao final deste, encontrar-se classificado e selecionado dentro do número de vagas, doravante chamado de “candidato titular” realizará o CF que tem por propósito o preparo do candidato para o exercício de funções no Serviço Ativo da Marinha (SAM), ministrando-lhe a necessária instrução militar-naval.

1.6 – O candidato será matriculado no CF como Praça Especial, no grau hierárquico de Grumete, e ao lograr a aprovação no Curso, que terá a duração de até 17 (dezessete) semanas, será nomeado Cabo do CAP.

1.7 – O Curso tem por finalidade o preparo do candidato para o exercício de funções conforme as suas qualificações e atendendo à conveniência do serviço, por meio da necessária instrução militar-naval.

Após a conclusão do Curso de Formação, as movimentações dos Cabos serão realizadas de modo a atender às necessidades das Tabelas Mestras de Força de Trabalho (TMFT) dos Setores de Distribuição de Pessoal da Marinha do Brasil, em todo o território nacional, atendendo a conveniência do serviço, onde cumprirá um Estágio Inicial (EI), destinado à avaliação do desempenho ao longo do primeiro ano de serviço.

2 – DAS VAGAS 2.1 – O presente Concurso Público destina-se ao preenchimento de vagas nas especialidades abaixo discriminadas:

Atenção: As inscrições para esse concurso militar poderão ser realizadas, em nível nacional, na página oficial da DEnsM, no endereço www.ensino.mar.mil.br ou www.ingressonamarinha.mar.mil.br. As inscrições poderão ser solicitadas somente entre 08h do dia 22 de agosto e 23h59 do dia 20 de setembro de 2016, horário oficial de Brasília/DF.

Revista Sociedade Militar

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar