Forças Armadas

Geopolítica – RUSSIA faz campanha para fechamento de BASES americanas no estrangeiro?

RUSSIA faz campanha para fechamento de BASES americanas no estrangeiro?

Esse semana no SPUTINIK um artigo chama a atenção de estudiosos de geopolítica e relações internacionais.

O título é: “7 razões para EUA fecharem suas bases no estrangeiro”.

O texto replica opinião de John Glaser do Instituto Cato, que publicou artigo na revista TIME sobre o grande número de bases norte-americanas espalhadas por todo o planeta.

Vejam.

 “Os EUA mantêm um verdadeiro império de bases militares em todo o mundo, cerca de 800 em mais de 70 países. Muitos vêm nisto um símbolo de potência mundial dominante. Mas existem algumas razões justas que indicam que chegou a hora de fechá-las. Antes de tudo, as bases não protegem os EUA de ataques diretos, diz Glaser. ‘A implantação de 80.000 soldados em 350 instalações da Europa não tem relação direta com a segurança física dos norte-americanos’, destaca o analista como exemplo. Ao mesmo tempo, Glaser diz que o país está bem protegido por dois oceanos e um arsenal nuclear…

… os EUA podem ser envolvidos em uma guerra desnecessária devido às suas instalações militares. Por exemplo, no caso do conflito no mar do Sul da China Washington terá que intervir para cumprir as promessas de segurança feitas a Taiwan, Japão e Filipinas.”

Como acima mencionado, o texto chama a atenção justamente porque há poucos dias se teve notícia da intenção oficial da RUSSIA de reabrir bases militares em Cuba e Vietnam.

Texto sobre novas BASES RUSSAS: Ressuscitando a GUERRA FRIA. Rússia cogita abrir BASES militares em CUBA e Vietnam

Revista Sociedade Militar

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Mais acessados da semana

To Top