Robson Augusto

Seopapese – Inteligência MILITAR e Segurança cibernética

Seopapese – Inteligência MILITAR e Segurança cibernética

Revista Sociedade Militar – Cada vez mais as agências de inteligência têm voltado suas atenções para a manipulação da sociedade por meio da internet. Em países como o Brasil, onde grande parte da população não tem ainda capacidade plena para interpretar o quotidiano, fato complrovado por pesquisas, as informações que se fixam mais facilmente a sua mente são aquelas que chegam em primero, que obviamente são vistas e apreendidas na frente.

Russia e China

Países como RÚSSIA E CHINA vez por outra interferem na internet, censurando sites ou proibindo a exibição de algum tipo de conteúdo.

A guerra não pode ocorrer somente no campo de batalha tradicional. Quem estuda história militar sabe muito bem que aviões aliados lançavam panfletos de propagando sobre populações dominadas pelos nazistas. A inetenção, obviamente, era criar uma pré-disposição a serem simpáticos e apoiadores da ocupação aliada.  USAAF e RAF, realizavam vôos a baixa altitude e lançavam centenas de milhares de folhetos com aviões B17 e B24 sobre a própria Alemanha nazista  

Cada época tem o seu campo de batalha principal mas, a luta para comquistar as memtes sempre foi e sempre será fator preponderante.

Talvez no século XXI o principal campo de batalha seja o mundo virtual.  As decisões mais relevantes quase sempre são políticas. Políticos nos dias de hoje tem a sociedade como principal e cada vez mais exigente, patrão e ao mesmo tempo cliente.

As grandes movimentações do BRASIL e MUNDO nso últimos anos se iniciaram justamente na rede mundial de computadores. Não se discute nesse texto se foram manipulados ou não, o que nos interessa aqui dizer é que os grupos que conseguiram arregimentar mais adeptos foram os que conseguiram que seus anseios prevalecessem.

A Guerra na grande rede é um inquestionavelmente fenômeno social, hoje de amplitude mais global que nunca. Ela é cruel, aniquiladora, insensível e destruidora de sonhos. As Informações repentinamente tornaram-se globais, basta que “caiam na rede”.

Consequências imprevisíveis

As consequencias são imprevisíveis? Nem tanto. Em se tratando de grandes grupos de pessoas a sociologia já dispõe de ferramentas vapazes de prever com relativa precisão o que pode ocorrer.

Alguns advogam que a rede é ferramenta de inclusão. Contudo, essa ferramenta que realmente ajuda a incluir, a distribuir as informações de forma mais democrática,  em mãos erradas, pode causar grande devastação e inquietação, envolvendo nesse rodamoinho pessoas, organizações e estados democráticos, que podem até – em casos extremos – deixar de ser democráticos.

Possuidora de uma amplitude que transcende em muito as fronteiras físicas dos envolvidos a internet é rápida e age de forma silenciosa e diuturna. A grande rede, se manipulada com habilidade pode degradar a boa vontade da sociedade e/ou inviabilizar grandes projetos de Estado. Quem manipula a internet tem influência na manipulação das mentes, na criação de paixões, boas ou má vontades.  

Não entraremos em mais detalhes. Mas, aconselhamos aqueles interessados em inteligência cibernética a observar um evento, aparentemente inofensivo e simplório, fomentado por um site de pequena expressão. Se trata de uma espécie de jogo que premiaquem conseguir exibir em primeiro lugar nos resultados de busca, a conhecida SERP, um site ou blog onde conste a KEYWORD “seopapese", até então inexistente na língua portuguesa. A confecção do site, construção do texto utilidade para o usuário aparentemente são fatores importantes para melhor posicionamento.

Por mais que o evento tenha um certo tom de brincadeira, acreditamos que é bastante importante observar de perto. Vários participantes tem demonstrado habilidade. Sugerimos que acompanhem os projetos dos seguintes nomes, nem tanto por seu posicionamento nos resultados de busca do browser, mas pela sua técnica.

  1. Rasrio
  2. Rafael de Souza

https://sociedademilitar.com.br

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar