Forças Armadas

Min. da DEFESA diz que Militares temem ser CONVOCADOS A INTERVIR em nome da garantia da ordem

Intervenção MILITAR não é desejável, diz defesa.

Revista Sociedade Militar -. Diante da crise militar em vários estados,  com destaque negativo para Rio de janeiro e Espírito Santo, onde já se percebe divisões dentro das instituições de segurança e agravamento da crise institucional que assola os poderes constituidos é de bom tom relembrar texto publicado pelo Ministro da DEFESA faz exatamente um ano, em fev de 2016. O material mostra a real apreensão por parte dos militares federais de que o caos se instale no pais, o que demandaria uma ação em gigantesca escala por parte das Forças Armadas. Comandantes declaram desde já que não apoiarão "aventuras institucionais de qualquer das partes envolvidas".

No Espírito Santo a imprensa já chama de MOTIM o movimento dos militares estaduais e ha indícios de que policiais de outros estados podem realizar movimentos em apoio aos colegas capixabas.  A inabilidade dos governantes e "negociadores" fez com que, como sempre, se aproveitando da condição de militares dos policiais, ameaças de prisões e expulsões fossem feitas contra a categoria.

No RIO os policiais do CHOQUE, bastante criticados pelos colegas por reprimirem manifestações anti-governo têm aos poucos se incorporado ao movimento dos familiares. 

As crises vêm se acentuando e indiscutivelmente foram causadas pelos atores políticos que ocuparam recentemente e/ou ainda ocupam o poder.

Nos últimos meses vários militares do alto escalão das Forças Armadas expressaram seu descontentamento por conta da crise “ética e moral” causada pela classe política brasileira. O Comandante do Exército em especial é um dos que mais se opõe às solicitações para que os militares assumam o controle do país e coloquem “ordem na casa”.

Vejam o texto, publicado em fevereiro de 2016, bastante interessante para quem acompanha o desenrolar da crise no país.

Raul Jungmann

"O principal juízo dos militares sobre a crise parte da constatação de que os atores políticos, legitimados pelo voto para apontar e construir os caminhos da solução, abdicaram do papel que o grave momento nacional lhes reserva e reduziram as enormes dificuldades que se abatem sobre nós a mera luta pelo poder, na sua expressão mais primária. E ao esforço de preservação de biografias que a cada dia se mostram mais indefensáveis.

Reclamam, em síntese, da inexistência de vontade política para o enfrentamento efetivo dos problemas e, em consequência, da incompreensível subordinação das razões de Estado às conveniências político-partidárias.

A visão que eles têm da crise atual pode ser assim resumida:

a. Estão fechados com o que diz a Constituição e seu papel por ela definido. Nas suas palavras, nada farão fora do que diz o "livrinho" – nem para por, nem para tirar ninguém. Também não aceitarão ou apoiarão aventuras institucionais de qualquer das partes envolvidas;

b. Entendem, tendo em vista o aprofundamento social e econômico da crise, que cabe aos políticos sua rápida resolução, antes que ela se agrave ainda mais; e

c. Estão preocupados com a perspectiva de, não revertido o quadro de deterioração em curso, se verem convocados a intervir em nome da Garantia da Lei e da Ordem – GLO, art. 142, caput, da CF.

Convenhamos, a conjuntura lhes dá razão quanto ao temor de um descontrole. O crescente desemprego, a recessão, inflação, colapso fiscal de estados e municípios justifica a preocupação. Ademais, a perspectiva inédita de três anos de recessão, associada à vertiginosa perda de legitimidade do sistema político, de corrupção endêmica do governo e de parte do parlamento, somadas a amplas manifestações via redes sociais, torna cinzento nosso futuro.

Esse quadro poderia ser saneado se a política não fosse refém dela própria, como já dissemos anteriormente.

Isto porque a crise é sobretudo política e da política, na sua relação incestuosa com o capital privado e patrimonialista com o Estado, aprofundada e acelerada à metástase pelos governos do PT e aliados, os principais responsáveis diretos pelo que ai está.

Diferentemente do que se passou em vários momentos da nossa história desde a crise de 1868, quando Caxias promoveu a queda do gabinete liberal do Segundo Reinado, inexiste projeto de tutela dos militares sobre as decisões ou rumos políticos do pais..

Hoje, os militares não desejam o poder ou identificam motivos para nele interferir, o que contribui decisivamente para nossa estabilidade democrática. Porém, temem que a irresolução da crise e seu agravamento os tire dos quartéis, onde cumprem com disciplina e compromisso seus deveres profissionais e institucionais."

Raul Jungmann                     

Publicado na rede social do Ministro da Defesa – Reprodução de Revista Sociedade Militar

Em caso de INTERVENÇÃO MILITAR COMO SERIAM OS PRIMEIROS DIAS, QUAIS SERIAM AS PRIMEIRAS PROVIDÊNCIAS TOMADAS PELAS FORÇAS ARMADAS(FA)?

 

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar