Forças Armadas

FALCATRUA no rancho e municiamento. MILITAR condenado a EXPULSÃO da MARINHA

MILITAR condenado a EXPULSÃO da MARINHA

Qualquer militar honesto acha abominável desvio de dinheiro e maquiagem em qualquer setor. Mas, isso se torna ainda mais odioso quando se faz isso na aplicação de recursos relacionados ao rancho dos militares, independente de o desvio ser para benefício próprio ou para aquisição de brindes para autoridades, coquetéis etc.

O militar que desvia recursos do rancho ou setor ligado ao municiamento ataca diretamente seus próprios companheiros de trabalho.

Um Segundo-sargento (AR) foi condenado a 4 anos de reclusão e expulsão da Marinha por desvio de verba de rancho.

Ingenuamente o sargento deixou um rastro extremamente óbvio, recebia em sua conta corrente numerário da mesma empresa que fornecia gêneros alimentícios para sua Organização Militar, o Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal.

Veja mais detalhes

O civil, comerciante, teve a pena fixada em dois anos de reclusão e certamente a cumprirá em liberdade. As conseqüências maiores serão obviamente para o militar, que recebeu a pena de quatro anos de reclusão e receberá, se condenado em segunda instância, a pena acessória de exclusão das Forças Armadas. O militar recebeu mais de R$ 23 mil reais em propina.

Segundo a sentença diz, o sargento exercia a função de fiel de municiamento e passou a realizar manobras ilegais com o objetivo de receber dinheiro do dono da empresa que fornecia gêneros alimentícios para o Grupamento de Fuzileiros Navais.

O militar teria feito “maquiagem” de estoque em um sistema de controle, conhecido como sistema Quaestor, e fez alguns vales de retorno fictício.

Durante as investigações, inclusive com a quebra do sigilo bancário dos acusados, ficou comprovado que mercadorias não eram entregues ao quartel, ao mesmo tempo em que pagamentos eram realizados para a empresa de alimentos. No mesmo período foram detectados também depósitos na conta do sargento realizados pela mesma empresa, por meio de transferências bancárias.

Os dados como nome etc., podem ser verificados nesse link: LINK do Processo

Revista Sociedade Militar – Informações de STM

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar