Forças Armadas

Notícias envolvendo militares nunca atrairam tanto a atenção da sociedade civil.

Notícias envolvendo militares nunca atrairam tanto a atenção da sociedade civil. Mas, lamentavelmente a maior parte das informações compartilhadas em redes sociais não são dignas de confiança

O status dos militares, ao contrário de sua remuneração, permanece sempre em alta. Todavia, é algo que chama a atenção o enorme número de informações falsas envolvendo militares das Forças Armadas que circula pelas redes sociais.

Feramentas de análise da grande rede mostram que de 1 a 20 de junho de 2015, surgiram 22 mil novos resultados na SERP (search engine results page) com a keyword "forças armadas". As mesmas ferramentas mostram que de 1 a 20 de junho de 2017 o google exibiu  52 mil novas publicações de textos em sites ou blogs com a mesma keyword. O aumento da incidência do termo "forças armadas" é absolutamente incomum em comparação com outras keywords foi de aproximadamente 140% em apenas dois anos.

 

Páginas encontradas pelo google no período 

 

Keyword

1 a 20 de junho de 2015

1 a 20 de junho de 2017

Aumento em %

“forças armadas”

22 mil

52 mil

140 %

“política”

741 mil

938 mil

26.5 %

Uma busca rápida no google utilizando o termo "MILITARES" nos retorna hoje, 26 de junho de 2017, aproximadamente 97 milhões de resultados. Esses dados (sobre os quais não vamos nos aprofundar nesse texto), são indícios de que há um interesse crescente no país acerca de assuntos relacionados a militares e forças armadas em geral.

Nessa segunda-feira, 26 de junho de 2017, ainda antes das sete da manhã já havíamos recebido por meio de nossas redes sociais três compartilhamentos de “informações” sobre militares.

Uma análise rápida das notas nos faz constatar novamente o baixíssimo nível de esclarecimento da parcela da sociedade que acorda cedo e se apresa em compartilhar “informações” que observa nas redes sem sequer ler o conteúdo. Se a leitura fosse realizada maior seria a chance de perceber os absurdos nos textos mau formulados com linguajar pobre e com o óbvio exclusivo intuito de gerar sensacionalismo e conseqüentes compartilhamentos / renda com publicidade.

Analisando uma das notas divulgadas:  “General fica contra SERGIO MORO e depõe a favor de LULA”

  • Primeiro ponto – As testemunhas em um processo são intimadas e – mesmo que queiram – não podem se negar a depor, se indicadas por uma das partes e forem aceitas pelo magistrado.

Art. 206. A testemunha não poderá eximir-se da obrigação de depor.

  • Segundo ponto – Ao depor como testemunha de LULA o general Expedito não “fica contra Sérgio MORO”. Em um processo o juiz não se coloca como adversário do ACUSADO. O juiz tem que adotar posicionamento absolutamente neutro.
  • Terceiro ponto – A nota diz que o General EXPEDITO estaria tentando obter um favor futuro de LULA. Isso é um absurdo, o militar em questão é general de divisão, moderno, portanto não tem qualquer possibilidade de comandar a Força Terrestre.
  • Quarto ponto – Quem conhece o General Expedito sabe que o militar é homem honrado e exemplo de todos os pilares de caráter estimulados pelas forças armadas brasileiras. Portanto, jamais se venderia em troca de favores para políticos.

O Exercito Brasileiro publicou nota em DEFESA do General Expedito

NOTA DE ESCLARECIMENTO A respeito da recente convocação do General de Divisão Expedito Alves de Lima, recebida por meio de mandado de intimação, obrigado a comparecer à audiência de oitiva para depor como testemunha em juízo, o Centro de Comunicação Social do Exército informa que:

1) O General Expedito conta com a confiança irrestrita da Instituição;

2) A promoção de oficiais ao generalato é efetivada após criteriosa seleção e indicação do Alto Comando do Exército. Tem por base o mérito do militar e considera seu desempenho profissional ao longo de toda a carreira;

3) O Gen Expedito serviu no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR) como Diretor do Departamento de Gestão, cargo de natureza militar, selecionado pelo Comando do Exército, de Julho/2007 a Março/2010, com subordinação direta ao Secretário-Executivo e ao Ministro-Chefe do GSI/PR; e

4) Os integrantes do Exército Brasileiro têm sua vida pautada na ética, integridade e dedicação aos interesses da pátria.

Nota sobre o GENERAL EXPEDITO na Revista Sociedade Militar e prod acadêmica na Escola Superior de GUERRA

Revista Sociedade Militar

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar