Forças Armadas

MOURÃO pode ser o nome que faltava, o líder carismático que pode unir a sociedade em torno de um projeto para o país

MOURÃO pode ser o nome que faltava, o líder carismático que pode unir a sociedade em torno de um projeto para o país

Após pouquíssimas declarações públicas Hamilton MOURÃO já é reconhecido como grande líder carismático e pode sim ser aclamado pela sociedade como o próximo presidente do país. Isso já ocorreu no passado. Dwight David Eisenhower é um grande exemplo disso. Após ser reconhecido como rigoroso, incorruptível e inteligente, o militar foi praticamente alçado pela população ao cargo mais alto da política nos Estados Unidos.

No caso de Hamilton Mourão, a suas qualidades soma-se o fato da sociedade estar desesperada em busca de um nome carismático desligado da política. Portanto, chega-se a conclusão de que não é impossível que em pouco tempo MOURÃO, mesmo sem ser pre-candidato ou sequer pertencer a um partido político, seja mencionado como nome forte para assumir o país.

Não podemos deixar de ressaltar que o general em questão em suas últimas declarações apenas teve a coragem de dizer a verdade e Falou o que todos os militares sabem, que as Forças Armadas vão atuar dentro de suas prerrogativas constitucionais e que estão preparados para assumir o país se isso for necessário. 

Prestígio entre MILITARES de todas as patentes

O General Hamilton Mourão é general de quatro estrelas, membro do Alto Comando. Como tal é possuidor de alto prestígio entre os oficiais do Exército Brasileiro. Contudo, o status não é apenas ex officio, Mourão resistiu de pé a crises de fúria de Dilma Roussef e a sucessivos ataques de políticos e grande mídia após fazer declarações incisivas sobre o caráter dos políticos brasileiros e até sobre uma convocação para “luta patriótica”, que foi entendida como um chamado para que a sociedade se mobilizasse contra o PT.

Para os oficiais do ALTO COMANDO não houve demérito nas declarações de MOURÃO, tanto que após pedido de explicações enviado pelo SENADO para a DEFESA, ao contrário do que se esperava, o militar cumpriu o restante do tempo que lhe cabia a frente do Comando Militar do Sul, sendo então transferido para cargo de mais confiança ainda, foi colocado como o chefe das finanças do Exército Brasileiro.

Sobre as últimas declarações do MILITAR de alta patente realizadas em palestra na Grande Oriente em 15 de setembro, o comando do Exército não deve se posicionar. Mas, o que se sabe é que a reunião do ALTO COMANDO, que ocorreu poucos dias antes da palestra do General MOURÃO, foi marcada pela discussão sobre a crise política e suas conseqüências para o país.

Na palestra realizada no Grande Oriente havia pessoas filmando e o general sabia que seria inevitável que os vídeo fosse divulgado. Portanto, não pode-se esperar que sequer um das colocações fosse realizada inadvertidamente. 

Lideranças e membros da família militar, como a Senhora kelma Costa, partiram em defesa do General Mourão. Kelma Costa disse: “onde que o general MOURÃO mentiu em sua palestra? Todo mundo ta vendo só não tem coragem de se manifestar!… vamos fazer uma campanha FICA general MOURÃO”

Prestígio entre cidadãos civis

O General Hamilton Mourão é cada vez mais mencionado e exaltado como solução para o país por grupos de direita, a ponto de ter-se mandado confeccionar uma “estátua” inflável em sua homenagem. Em manifestações ocorridas em BRASÍLIA há cerca de um ano o boneco do general MOURÃO foi inflado e despertou a fúria de manifestantes de esquerda, que tentaram derrubá-lo em vários momentos. O boneco foi inflado também no Rio de Janeiro em uma manifestação e na frente do comando militar do LESTE, próximo da Central do Brasil. 

Presidente do Brasil, o nome que faltava

Assim como ocorreu com o General Heleno há alguns anos, às vésperas da última eleição presidencial, MOURÃO pode ser alçado como um dos principais candidatos a presidente do país. O militar tem a vantagem de nunca ter sido político, ter conduta ilibada, conhecimento profundo do país e, como militar, ser isento do chamado “rabo preso”.

Ao contrário de BOLSONARO, que aparentemente não é visto com bons olhos por alguns do alto escalão das forças armadas pelo fato de ser oficial intermediário e de ter se posicionado contra a força nos anos 80, Hamilton Mourão é unanimidade e seria uma forma das Forças Armadas colocarem em prática muitas de suas idéias, como a imposição de uma legislação mais dura contra a criminalidade, a meritocracia, mais liberdade para os militares agirem contra o tráfico de drogas e reformulação do ensino público.

O próprio Eduardo Bolsonaro se manifestou positivamente nesse final de semana em relação ao discurso do General Hamilton Mourão na GOB .

O general VILLAS BÔAS nas últimas semanas tem mencionado as escolas militares como exemplo de como deve ser gerida a educação no país. O exército planeja ampliar as escolas militares, instalando mais unidades nos próximos anos.

O exército brasileiro ao longo dos últimos meses se debruçou sobre a modernização e ampliação da comunicação social, alcançando mais de 3.5 milhões de seguidores no facebook e 150 mil no twitter. Após as declarações de mourão o Exército publicou vários posts sobre patriotismo e luta patriótica nas redes sociais.

Hamilton Mourão nunca mencionou a possibilidade de se candidatar. Mas, alguns acreditam que um homem com tanto conhecimento acumulado, detentor de informações privilegiadas e conhecedor das tendências atuais da opinião pública jamais faria declarações tão importantes “de graça”. Na opinião de alguns militares da reserva Mourão pode ter estrategicamente usado a imprensa a seu favor. O militar sabia que os maiores jornais, sempre aterrorizados com o crescimento do status dos militares diante da sociedade, iriam ecoar suas declarações e tentar forçar sua exoneração.

A Revista Sociedade Militar ouviu alguns militares sobre a polêmica em torno das declarações de Mourão.

“Mourão sabe muito bem o que faz, e digo mais, o Alto Comando sabia de tudo. Alguém que chega a General de Exército não joga conversa fora e não atua sem respaldo de seus pares. Ele tem conhecimento e coragem mais que suficiente pra comandar o país. Não é corrupto e nunca se associou com políticos de nenhum partido. É um bom nome”, diz outro militar, V.F. do Exército Brasileiro”

“ele sabe que a sociedade brasileira precisa de um líder carismático”, diz F.Souza, militar da Marinha.

Os mais democráticos

O país vive um momento ímpar. Enquanto as Forças Armadas insistem em aguardar uma solução política, parte da direita teima em uma ação dos militares por acreditar que o país foi destruído pela esquerda e que todas as instituições estão contaminadas pela corrupção. Por sua vez, a esquerda cada vez mais fala em intervenção militar para dar uma reviravolta no que chama de golpe perpetrado por Michel Temer.

Nessa segunda-feira em um artigo no 247, o professor Moniz Bandeira, uma das “mentes pensantes” da esquerda brasileira, diz que uma intervenção militar é a única solução para o país. Quem diria!

Quando um governo sai dos quadros constitucionais vigentes, como é o caso atual, a intervenção das Forças Armadas para restabelecer a ordem constitucional é legal…  Nós não podemos empurrar as Forças Armadas para a direita. Temos que perder o preconceito e ver que somente uma intervenção pode ajustar, porque o Judiciário está apodrecido, o STF cheio de contradições,.“, diz Moniz Bandeira

Robson A.Silva é Militar R1 e Cientista Social /

Revista Sociedade militar

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar