POLÍCIA, BOMBEIROS, SEGURANÇA PÚBLICA, GUARDA MUNICIPAL

Polêmica no Pedro II – General mostra a Proposta Pedagógica do colégio MILITAR de Brasilia

General VILLAS BÔAS mostra projeto de ESCOLA militar como contraponto a Colégio Pedro II do Rio de janeiro

Nos últimos dias o Comandante do Exército expressou sua preocupação com o tipo de educação ministrada para as crianças brasileiras. O general chegou a dizer, se referindo aos acontecimentos no Colégio Pedro II, que não é possível acreditar “que uma condução pedagógica com este viés seja construtora de uma sociedade sadia’.

Hoje o comandante do EXÉRCITO continuou na mesma linha e divulgou para público o projeto pedagógico de uma escola militar. O general citou ainda uma frase de Albert Einstein. “”Educação é aquilo que fica depois que você esquece o que a escola ensinou”

Proposta pedagógica divulgada pelo Comandante do Exército nas redes sociais.

Colégio Militar de Brasília

           Os pais que optam pelo CMB para realizar a educação de seus filhos acreditam nos valores que orientam o Colégio e desejam que seus filhos absorvam a cultura, a tradição, o modo de fazer e de agir do Exército Brasileiro num ambiente hierarquizado e disciplinado.

          O aluno do CMB deve se destacar pela consciência que tem de sua dignidade como pessoa; por sua postura de respeito para com os mais velhos, superiores e semelhantes; por sua conduta no Colégio e em vias públicas, por sua solidariedade; por seu espírito patriótico e por sua participação cívica.

          Mais do que facilitar o acesso ao conhecimento, o CMB objetiva à formação integral de cidadãos autônomos, éticos, solidários e atuantes social e politicamente por intermédio do trabalho e do desenvolvimento dos campos afetivo, cognitivo e psicomotor.

          A construção do saber em um sentido bastante amplo só será significativa à medida que o discente conseguir estabelecer uma relação não arbitrária e substantiva entre os conteúdos escolares e os conhecimentos previamente construídos por eles, num processo de articulação dos significados.

          A ação educacional do CMB tem como objetivos gerais em sua proposta pedagógica:

  1. Permitir ao aluno DESENVOLVER ATITUDES E INCORPORAR VALORES familiares, sociais e patrióticos que lhe assegurem um futuro de cidadão patriota, cônscio de seus deveres, direitos e responsabilidades, qualquer que seja o campo profissional de sua preferência;
  2. Propiciar ao aluno A BUSCA E A PESQUISA CONTINUADAS DE INFORMAÇÕES RELEVANTES ;
  3. Desenvolver no aluno a visão crítica dos fenômenos políticos, econômicos, históricos, sociais e científico-tecnológicos, ensinando-os, pois, a APRENDER PARA A VIDA e não mais, simplesmente, para fazer provas;
  4. Preparar o aluno para REFLETIR E COMPREENDER OS FENÔMENOS e não, meramente, memoriza-los;
  5. Capacitar o aluno à ABSORÇÃO DE PRÉ-REQUISITOS FUNDAMENTAIS AO PROSSEGUIMENTO DOS ESTUDOS ACADÊMICOS e não de conhecimentos supérfluos que se encerrem em si mesmos;
  6. Estimular o aluno para a SAUDÁVEL PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA , buscando o seu desenvolvimento físico e incentivando a prática habitual do esporte;
  7. Despertar VOCAÇÕES PARA A CARREIRA MILITAR .

          A proposta pedagógica deverá estar conectada com a execução de projetos educacionais aprovados pela Diretoria de Ensino Preparatório e Assistencial (DEPA) e desenvolvidos nos demais Colégios Militares.

Revista Sociedade Militar

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar