Forças Armadas

MARINHA do Brasil acaba com restrições relacionadas a GÊNERO para todos os postos e funções.

MARINHA do Brasil acaba com restrições relacionadas a GÊNERO para todos os postos e funções

Atualmente na MARINHA do Brasil as militares não podem integrar o corpo da Armada e o corpo de Fuzileiros Navais.  A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira – 24 de outubro –  em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 8536/17, de iniciativa do poder Executivo, que permitirá, se aprovado no SENADO, que as mulheres integrarem qualquer cargo no oficialato da Marinha do Brasil. Pelo texto, mulheres também poderão ser admitidas nas atividades conhecidas como OPERACIONAIS da força naval.

A proposta será enviada para avaliação do Senado, exceto se houver recurso para que passe antes pelo Plenário da Câmara. Mas, acredita-se que não haverá qualquer obstáculo para que seja aprovada rapidamente.

A MARINHA do Brasil é inovadora no sentido de ser a única força que possui uma mulher no posto de oficial general. Dalva Mendes tornou-se a primeira mulher a ocupar um cargo de general das Forças Armadas. Com a aprovação da PL 8536/17, que foi enviado ao Congresso em setembro deste ano a MB deve ser a primeira das três forças armadas a retirar completamente qualquer restrição relacionada ao gênero.

Revista Sociedade Militar

Compartilhar
Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar