Forças Armadas

Marinha – Tentativa de INVASÃO na AGÊNCIA fluvial de HUMAITÁ

Manifestantes tentaram invadir a Agência Fluvial em Humaitá na sexta-feira, 29 de outubro, dia em que outros órgãos foram destruídos. A tripulação da Organização Militar, com o apoio do Exército e Polícia Militar, conseguiu impedir a entrada da turba. 

Em nota a MARINHA do Brasil informou que já reforçou o contingente no local com o envio de Fuzileiros Navais e um Navio Patrulha Fluvial. A força esclareceu ainda que desde a semana passada atuava junto de outros órgãos no combate a garimpos ilegais na região. Na nota a MARINHA lembra também que vem prestando apoio à população local desde a criação da agência em Humaitá.

” Desde a última terça-feira (24), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio),a Marinha, o Exército e a Força Nacional realizavam uma operação para combater o garimpo ilegal de ouro no Rio Madeira. A prática de forma irregular, além de causar prejuízos nocivos ao meio ambiente, contribui para o assoreamento dos rios, contamina as águas com produtos da mineração, bem como, dificulta a navegação.

Na operação, a AgHumaitá atuou dentro das suas prerrogativas subsidiárias de Inspeção Naval, com ações voltadas para a segurança da navegação, salvaguarda da vida humana e prevenção da poluição hídrica. Essas ações tem caráter exclusivamente administrativo, que visam promover o desenvolvimento da região, garantindo o transporte de pessoas e cargas sem acidentes e sem prejuízos ambientais.

Vale ressaltar que, a AgHumaitá presta também, desde a sua criação, um relevante serviço à população de Humaitá e cidades adjacentes, por meio do desenvolvimento da mentalidade da segurança fluvial, orientando e formando novos aquaviários, mão de obra extremamente importante para uma região dependente da atividade fluviária.”

Revista Sociedade Militar

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar