Forças Armadas

Exército estreitando laços com profissionais de imprensa de hoje e de amanhã

Exército estreitando laços com profissionais de imprensa de hoje e de amanhã

O Exército Brasileiro realizou dois grandes exercícios nesse mês de novembro de 2017. Além dos óbvios benefícios relacionados a adestramento, detecção de problemas e estreitamento com outras forças armadas e diversos órgãos públicos e privados, observa-se a preocupação da força terrestre em usar os exercícios para aperfeiçoar o relacionamento com a imprensa e ampliar a visão que esta possui das atividades militares e sobre os próprios profissionais das armas, ainda interpretados por alguns de forma distorcida e/ou incompleta.

O Exército Brasileiro ofereceu nos exercícios uma gama de facilidades para que jornalistas não só acompanhassem de perto as atividades militares e de assistência social oferecida às comunidades no entorno mas também para que ampliassem seus conhecimentos no que diz respeito a cobertura de atividades militares.

No Rio de Janeiro

Nos exercícios realizados no Rio de Janeiro os universitários tiveram oportunidade de participar de duas atividades: Simulação da ONU e Estágio de Correspondentes de Assuntos Militares (ECAM).

Uma aluna explicou como foi a SIMULAÇÃO da ONU: “Na primeira etapa nós simulamos o Conselho de Segurança da ONU com a OSI, que é a Organização de Segurança Internacional, houve também a Corte Internacional. Nesse comitê, nós tratamos, simuladamente, do Território das Agulhas Negras. Questões como Terrorismo, Refugiados e Comércio de Armas foram levantadas, discutidas e decididas. A partir da decisão do Conselho, foi estabelecido um documento que veio a ser utilizado no contexto da Manobra Escolar 2017”, explicou a aluna Shayenne Castelo Branco, da Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro (*).

No Estágio de Correspondente de Assuntos Militares (ECAM) 19 estudantes tiveram acesso a informações específicas sobre jornalismo relacionado à atividades militares. Receberam também informações sobre a conduta a adotar em áreas de conflito.

Na Amazônia

Na Amazônia durante a AMAZONLOG17 os profissionais de imprensa viveram momentos marcantes, entre tantos destacam-se aqueles relacionados a assistência social levada à comunidades remotas de nossa grande floresta. Entre várias atividades ligadas ao grande execício o Exército fez a inauguração da ampliação de unidade de saúde no bairro de Santa Rosa, na cidade de Tabatinga, no Amazonas. A obra aumentou a capacidade de atendimento em 5 vezes.

Entre as atividades acompanhadas pela imprensa estavam: simulação de distribuição de cargas com vacinas para a população vítima de surto de moléstias, simulação de medidas para atender a população na possibilidade de explosão de embarcações em rios e procedimentos de ajuda humanitária em caso de catástrofes como secas, enchentes e terremotos etc.

Revista Sociedade Militar

*https://www.eb.mil.br/

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar