fbpx
Colaboradores - artigos, estudos, reportagens

Marinha lança o Empório Naval – O NEX brasileiro

A Secretaria Geral da Marinha empreende ótima iniciativa com o objetivo de facilitar a vida de militares da força

Segundo nota divulgada para militares da MARINHA do BRASIL, a Associação de Cooperação e Apoio naval – ACANTHUS – que leva o nome do símbolo dos intendentes e adotará o nome EMPÓRIO NAVAL, é uma nova entidade de apoio à Família Naval. A MB promete para o dia 11 de dezembro uma divulgação mais ampla sobre o sistema. Tudo indica que a entidade trabalhará na mesma linha adotada pelo Navy EXchange, conhecido pela sigla NEX, que remonta ao século XIX, na época sob a forma de “cantinas” em navios de guerra.

Nos “NEX” de hoje a busca pelos melhores fornecedores, melhores preços no atacado, rigor na organização e cooperação de toda a família naval fazem com que o empreendimento – que não visa a obtenção de lucro – funcionando como um varejista e prestador de serviços como barbearia, lavanderia etc., ofereça preços realmente vantajosos para os beneficiários. Vários militares brasileiros que viajam para os EUA, Porto Rico ou outros locais onde existem bases navais dos EUA conhecem e já adquiriram mercadorias no sistema.

Recentemente, em janeiro de 2017, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos conseguiu aprovar significativa isenção de impostos para militares da reserva que adquirem mercadorias no Navy EXchange.

Militares brasileiros um pouco mais antigos chegaram a conhecer os – hoje extintos – chamados “GOLFINHOS”, minimercados ligados ao Serviço de Reembolsáveis da Marinha. Iniciativa similar, embora bem menos ampla que os “NEX”.

emporio naval marinha do brasil

Veja a nota divulgada: É com satisfação que esta Secretaria-Geral apresenta à Marinha a mais nova entidade de apoio à Família Naval: a Associação de Cooperação e Apoio Naval – ACANTHUS, idealizada e criada por um grupo de oficiais da DAbM. A Associação irá operar trazendo benefícios e vantagens a todos os militares, na ativa ou na reserva, servidores civis, na ativa ou aposentados, vinculados à MB, e seus dependentes, em todo território nacional.

A Associação, que passa a adotar o nome de EMPÓRIO NAVAL, terá como objetivo principal levar o bem estar às guarnições de nossas organizações militares, à Família Naval, além de aliviar a carga burocrática das próprias OM da MB.

A Associação é uma entidade privada, sem fins lucrativos, independente financeiramente do orçamento da Marinha, autossustentável e foi inspirada na solução extremamente bem sucedida do Navy Exchange (NEX) americano, muito conhecido por todos aqueles que já tiveram a oportunidade de visitar os Estados Unidos.

Normalmente, conhecemos o NEX apenas pelas suas grandes lojas de departamentos, que possuem como principal atrativo os preços normalmente mais baratos do que os praticados no comércio local. Essa atividade comercial também fará parte do negócio do EMPÓRIO NAVAL que, enquadrado como associação civil sem fins lucrativos, também poderá ser beneficiado pela imunidade/isenção de alguns tributos, resultando na redução do preço final dos produtos a serem comercializados. Além disso, todo o seu saldo positivo será reinvestido na própria Associação e em benefícios diretos às OM e à Família Naval.

Na próxima segunda-feira, 11 de dezembro, na abertura da semana da Marinha, serão divulgados, por meio de nota em BONO, o passo a passo para tornar-se um associado e, também, os primeiros benefícios já disponíveis à Família Naval

Revista Sociedade Militar.

Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Mais acessados da semana

To Top