Política Brasil

General Etchegoyen concorre para presidente. Bolsonaro eleito pode decretar estado de DEFESA/SÍTIO. Próximos anos podem ser complicados. Diz militar ouvido pela Rádio Pesadelo dos Políticos

Articulista da RSM em viagem de férias concedeu entrevista para rádio ONLINE INTERVENCIONISTA. (Republicação de texto e vídeo autorizada. Sem alterações, inclusive mantendo o título, conforme solicitado pela rádio)

General Etchegoyen concorre para presidente. Bolsonaro eleito pode decretar estado de DEFESA/SÍTIO. Próximos anos podem ser complicados. Diz militar ouvido pela Rádio Pesadelo dos Políticos

O Brasil talvez seja a última esperança para que a comuno-esquerda latino-americana sobreviva por mais uma década”. Para um militar da reserva, que operou em vários lugares remotos do país em especial na Amazônia – bem relacionado nos círculos militares e que escreve com frequência para canais conservadores, como o Jornal Nação no Rio e Revista Sociedade Militar, periódico online com articulistas militares –  todas as fichas da esquerda latino-americana – decadente – estão depositadas na possibilidade de que LULA concorra e ganhe as eleições de 2018. Mas, para o militar, mesmo que o ex-presidente escape do julgamento de segunda instância para o qual vai quase sem chances, as ruas podem ser um problema, ou a solução.  

Robson só concordou em dar a entrevista se fosse para Emílio, repórter que lhe foi apresentado por amigo do EB. Ele se diz cansado de ver a mídia adulterar ou cortar declarações de entrevistados. Como é típico de gente de sua profissão, prefere não aparecer e se manifesta apenas escrevendo. Conseguimos uma fotografia, um recorte extraído de foto maior, com amigos… No momento da entrevista estava em uma pousada afastada, na serra da Mantiqueira, o que justifica os ruídos na ligação e alguns cortes necessários por causa dos chiados.

Ele diz que não tem permissão para falar pelas Forças Armadas, que isso é prerrogativa dos comandantes. Não só como militar, mas também como sociólogo, com formações pela Universidade federal do Amapá e Universidade Federal do Pará, estaria percebendo um crescente protagonismo dos militares na política e que – apesar de vários generais nas audiências no legislativo dizer o contrário – parece que há sempre uma mensagem implícita que diz: __As Forças Armadas estão de olho, se preparando para o pior.

Uma parte da entrevista, conforme dito, está com áudio bastante prejudicado, mais abaixo fizemos a transcrição completa. Assista e/ou leia a transcrição abaixo. 

O senhor, que tem contatos com militares do alto escalão, acredita que as Forças Armadas podem intervir em breve?

Robson Augusto diz:”Não posso falar em nome da Revista Sociedade Militar… nem em nome das Forças Armadas, quem fala em nome das FA são os comandantes… em relação a RSM tem um grupo extenso de pessoas que escreve ali… vai desde oficiais generais a graduados e civis que entendem do assunto…  sobre contatos no alto escalão… se eles passassem pra mim um relatório das próximas ações das Forças Armadas eu jamais te falaria… seria um traidor, um criminoso… e pior… seria legalmente enquadrado… um militar profissional estando na reserva ou ativa não fala sobre um prego que vai ser colocado na semana que vêm. O que posso fazer aqui é te dar um panorama sobre o que se passa na mente militar. Tem muita gente por aí falando A e B sobre as forças armadas, gente que ontem era repórter esportivo ou animador de Reality Show hoje está com um microfone na mão numa mesa de debates dizendo como os militares devem agir…

Há também aquele grupinho que passou um ano como soldado ou alguns meses em no CPOR – que deram 20 tiros de FAL e 50 de nove milímetros – e que agora diz que tem influência no ALTO COMANDO e contatos que lhes passam quotidianamente SITREPS sobre o que se está fazendo ou o que vai se fazer…  Infelizmente a sociedade está se guiando por esse tipo de gente. São falácias vivas…  e muitos deles, é já constatado, estão ganhando dinheiro com isso.. pedem doações pra “fazer a intervenção”… fico envergonhado até de mencionar tal coisa…  É decepcionante constatar que há milhares de pessoas se colocando como discípulos, servos, seguidores de gente que não é capaz de conduzir a si próprios. … são cegos guiados por outros cegos… tipo de gente capaz de inventar coisas ridículas como a história do espião russo que comandava tudo no ministério da defesa, ou que o general Vilas Boas passou 15 anos na China e por isso é comunista… se fosse um ou dois eu nem mencionava… mas são milhares de pessoas se agarrando e distribuindo esse tipo de absurdo… os vídeos desses gurus de araque alcançam centenas de milhares de visualizações…

Quando na Sociedade Militar desmentimos um ou outro boato em seguida chega enxurrada de emails e comentários nos chamando de comunistas, esquerdistas, melancias e esse tipo de coisa, querem que publique o que eles querem ouvir. Lembro de quando desmentimos uma montagem ridícula onde colocaram na boca de Putin a declaração de que construía uma BASE RUSSA no interior da Amazônia… eu sei que é realmente ridículo… quando desmentimos aquilo foi uma enxurrada de reclamações… mas isso acontece… eu acho isso preocupante… que nível de compreensão do quotidiano tem a nossa sociedade? Estamos aqui entre brasileiros, com estrangeiros eu não tocava nesse assunto, é constrangedor. Precisamos consertar isso de alguma forma, nossa sociedade está infantilizada

Essa é a sociedade que o VB diz que não pode ser tutelada… ele está certo.. a sociedade precisa crescer… levantar e cair sozinha… não pode ter eternamente um irmão mais velho que resolva seus problemas… precisa aprender a encarar as situações enfrentar os inimigos e resolver…  sob pena de ser eternos adolescentes….

VB deve ficar indignado com o quotidiano que nos aflige e um jeito dele transmitir isso é fazer declarações pelas redes sociais do exército… a verdade é que as redes sociais do EB cresceram absurdamente sob sua gestão e considero que hoje a força terrestre tem nelas – e na rede de colaboradores que criou – um canal valioso que hoje permite que dispense intermediários para interagir com a sociedade. … É verdade, pessoas de ânimos mais acirrados ou com a paciência no limite, tanto de esquerda quanto de direita, como os intervencionistas do Rio de Janeiro ou o pessoal do partido da Causa Operária (Rui Pimenta – junto com seus diretores do PCO, no oposto do espectro político) enxergam mensagens implícitas nas declarações de VB… que o general está declarando que vai “fazer a intervenção militar”…

“As declarações dos membros das forças armadas indicam que o golpe militar está sendo organizado independente de Mourão, ele é apenas um dos articuladores” – diz o Partido causa Operária – Rui Costa Pimenta.

Que uma ação militar em larga escala é um fantasma que assombra a classe política não se pode negar… gente decente assusta gente desonesta… a luz se destaca nas trevas e tudo que ameace desmontar esse ESQUEMA será visto como uma ameaça.

O militar continua: VB é, obviamente, uma pessoa inteligente, quando diz que OBEDIÊNCIA TEM LIMITE e que o comportamento dos militares será decisivo para o BRASIL – como disse em sua mensagem de natal – está ciente que para muitos isso soa como ‘Os militares estão se preparando para agir’ ou como ‘estamos de olho, se vocês não se comportarem vamos entrar em ação’. Eu pessoalmente – e alguns amigos de caserna – cremos que – infelizmente – há grande possibilidade do país entrar em um período de grande crise a partir do julgamento de LULA – obvio que em se tratando de política tudo é possível, principalmente no Brasil, onde as instituições estão realmente quase que completamente corrompidas. A esquerda corrupta se entranhou como um câncer no estado, excetue-se aí as Forças Armadas, conseguimos sim nos manter estanques…tenho certeza absoluta…

Líderes como LULA são agora vistos pelos chamados progressistas de toda a América Latina como última oportunidade para que os planos desenhados por Fidel Castro e Hugo Chavez não degringolem de VEZ. Se LULA concorrer em 2018 teremos mais do que militantes brasileiros. Certamente virão de fora injeções maciças de dinheiro e as autoridades terão que ficar bastante atentas a isso …

No que diz respeito aos militares da Forças Armadas, o que pode acontecer no futuro próximo a depender do resultado do JULGAMENTO de LULA?

Uma frase de Tocqueville se encaixa bem no momento em que vivemos por aqui.. Em política, a comunhão de ódios é quase sempre a base das amizades… dos acordos…  Portanto, a classe política, não só a esquerda radical que é a verdadeira dona do ódio, mas toda a classe política… diante da possibilidade de BOLSONARO crescer mais ainda, pode se unir e entre outras coisas, fazer nascer um candidato carismático e populista apoiado por todo mundo, pela corja que sairá prejudicado se o país se endireitar, desde DILMA e MARINA a Aécio Neves, cantores e artistas com medo de perder a ROUANET a empresários que compram a banana do equador. Luciano Huck parece ter sido um ensaio interessante pra isso…

Há mais coisas acontecendo… Meio que correndo por fora das armações da esquerda canalha… Falou-se ainda na candidatura do general Etchegoyen pelo PMDB, quem sabe? Ele seria capaz de estabelecer uma trégua com a classe política? Não creio… mas deve ser levado em consideração essa possibilidade, mencionada por Carlos Marun, se não e engano…  Com certeza isso agradaria muita gente… inclusive no EXÉRCITO… Um amigo militar, velha guarda, me disse que o General Geisel, na mesa do alto comando, quando propuseram que Jarbas Passarinho – então governador do Pará – sucedesse Médici como presidente, disse:  “Gosto muito do Passarinho, mas não faço continência pra coronel” … lembrando aqui que BOLSONARO é capitão… a candidatura dele pode não estar agradando tanto assim a cúpula do EB…

… é inegável que Etchegoyen tem um perfil interessante… fala pouco, conhece esse país como poucos, não tem as minorias escandalosas como inimigos e não é um político profissional, talvez essa última característica seja a coisa mais desejável atualmente para um candidato ideal, se é que existe um… 

É importante ressaltar que talvez a luta pelo legislativo seja até mais IMPORTANTE que a própria escolha do presidente da república em 2018. A sociedade precisa começar a observar, em cada estado da federação, os possíveis candidatos que podem sustentar o governo que desejamos para o Brasil.

… prever o que ocorre no Brasil é algo um tanto quanto impossível … lidamos com seres humanos… e aqui no Brasil com alguns não tão humanos não é? Eu vejo a sociedade como protagonista nos próximos meses, sua ação ou omissão é o que definirá o rumo dos acontecimentos. Lembrando sempre que levamos mais de 30 anos para chegar a essa situação caótica, seria um desatino crer que voltaremos a ser “normais” instantaneamente. Não há um salvador da pátria. Mas pode haver um povo unido, patriota e engajado com foco na melhoria de nosso futuro.

 PRIMEIRO cenário para 2018 __ Lula é absolvido e concorre normalmente nas eleições de 2018. A sociedade NÃO VAI PARA AS RUAS porque é incapaz de se mover sozinha. Nesse primeiro cenário a mídia não vai ajudar e as principais lideranças dos movimentos sociais estariam preocupadas apenas em se candidatar a cargos políticos…. Alguns meses depois Lula vence as eleições. Sem base no legislativo ele é derrubado poucos meses depois de assumir. Começa a mesma ladainha para que ocorram novas eleições e o país permanece nesse impasse… parado por pelo menos mais dois anos.

SEGUNDO CENÁRIO: … __Lula é absolvido e a sociedade espontaneamente VAI EM PESO PARA AS RUAS DOS GRANDES CENTROS… e não sai mais de lá… assim o país para e a classe empresarial – que ainda dá as cartas – força alguém, seja STF ou Congresso Nacional, a decretar estado de emergência e convocar os militares, que apoiados pela sociedade indignada então entram em ação em um estado e exceção temporário, criando as condições para que o líder petista seja julgado e condenado junto com a maior parte dos políticos implicados em escândalos de corrupção. Um cenário desses não seria nada fácil – conflitos de rua, vandalismo, MST e STST são organizados e tentarão impor o caos… a repressão poderá fazer surgir novos mártires, coitadinhos de esquerda, democratas de araque acusando novamente os militares de golpe, tortura e coisas desse tipo.

TERCEIRA: __Lula é absolvido e a SOCIEDADE PERMANECE INERTE. Lula concorre nas eleições e é vencido por BOLSONARO. O esperneio da esq. começa e piora quando Bolsonaro não nomeia indicações políticas para o primeiro escalão… país entra em conflitos e instabilidade financeira por conta do chamado “esperneio” da esquerda. Nesse cenário Bolsonaro não tem base para governar e em poucos meses sofrerá tentativa de impeachment…  Ministro da defesa e justiça são militares do exército… vão adotar pulso forte e movimentos sociais vão espernear… tentar tocar fogo no país, greves, serviços essenciais podem parar… Bolsonaro então decreta estado de DEFESA por causa do caos… com a demora do estado de DEFESA ele é obrigado a decretar um estado de SÍTIO… O congresso PARA e estabelece como… tenta estabelecer como agenda única tentar DETER o presidente, que é BOLSONARO… SUL e de São Paulo recomeçam seu discurso SEPARATISTA… Investidores preferem aplicar seu dinheiro fora do país e a coisa vai ficando feia… o caos pode durar anos…

QUARTA: Lula é condenado, mas consegue, recorrendo, disputar as eleições e vencer… como já disse, o país permanece no caos e há possibilidade do congresso nacional tentar o impeachment, novas eleições, instabilidade e voltamos a etapa das eleições…

QUINTOLula é condenado e as eleições ocorrem normalmente,  com grande disputa entre BOLSONARO e o líder carismático escolhido pela esquerda… Repete-se o segundo cenário… Bolsonaro boicotado e sem condições de governar democraticamente terá que assumir uma postura forte… igual ao TERCEIRO CENÁRIO

… confesso que me sinto desconfortável em fazer previsões… as análises prospectivas possuem variáveis infinitas… a ponto de parecer mera especulação.

Revista Sociedade Militar – Transcrição da entrevista concedida para a rádio O Pesadelo dos Políticos

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar