POLÍCIA, BOMBEIROS, SEGURANÇA PÚBLICA, GUARDA MUNICIPAL

Marginais se voltam contra a sociedade indefesa – Números são preocupantes

Marginais se voltam contra a sociedade indefesa – Números são preocupantes

A Revista Sociedade Militar chama a atenção para alguns números divulgados pelo Instituto de Segurança Pública do RIO DE JANEIRO. Estes indicam que os marginais tem cada vez mais se focado em empreender ações contra os cidadãos indefesos em suas residências, conduzindo automóveis ou transitando em vias públicas.

Enquanto instituições bancárias e caixas eletrônicos sofreram menos com a marginalidade, os Roubos a transeuntes, automóveis, residências e coletivos aumentaram bastante em comparação com março do ano passado.

A tabela abaixo mostra que os roubos a transeunte subiram mais de 25% de março de 2017 para março de 2018. Essa modalidade em especial aumenta muito a sensação de insegurança no estado.

Outro número importante mostra que o FURTO de veículos, modalidade anteriormente bastante usada por marginais, aos poucos é trocado pelo ROUBO de veículo, quando o marginal, geralmente com o uso de uma arma, rende o motorista e se apossa do seu automóvel.

Em março de 2018 foram contabilizados 5.002 roubos de veículos enquanto em março de 2018 foram contabilizados 5.358 casos. A facilidade de obtenção de armas por parte da marginalidade aliada a certeza de que o cidadão estará desarmado pode explicar o incremento nesse número.

O mesmo acontece em se tratando de roubo a residências. Essa modalidade aumentou 17% de março de 2017 para março de 2018. Ressaltamos ainda que esses dados específicos acima citados dificilmente serão alvo de análises dos “especialistas” de plantão.

Tabela no site do ISP – RJ

Robson AUgustto – Militar R1 / Sociólogo / Jornalista – Revista Sociedade Militar

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar