POLÍCIA, BOMBEIROS, SEGURANÇA PÚBLICA, GUARDA MUNICIPAL

Cumprindo a missão. Militares brasileiros resgatam refugiados – Veja relato

Toda a mídia vai publicar a notícia pelo prisma de quem enxerga a coisa toda “de fora”. O relato abaixo foi recebido de amigo por meio de rede social de militares da MB. O resgate ocorreu nessa quinta-feira (11 de outubro) Por não ser assunto reservado e para que a sociedade entenda mais um pouco do que fazemos resolvemos divulgar.

Prezados linces
As 1120C de ontem o ( helicóptero )Lince 06 foi lançado da F-43 ( Fragata Liberal ) com a tarefa de localizar uma embarcação de pequeno porte (cor branca, 18 pés) com a informação de que tinham suspendido de Trípoli (Líbano) com destino ao Chipre com cerca de 22 tripulantes entre os quais mulheres e crianças (refugiados da guerra na Síria). O último contato telefônico foi realizado 48 hs antes da comunicação do desaparecimento.

As únicas unidades que estavam envolvidas na localização dessa embarcação eram os meios da FTM-UNIFIL ( _ Força Tarefa da Força Interina das Naçies Unidas no Libano_ ) mas ainda sem sucesso na sua localização.

Ao iniciar a busca pelo norte da área, visto que a deriva era de N-NW, em 15 minutos de voo localizamos a embarcação com 33 tripulantes entre mulheres e crianças. Estavam sem combustível e posteriormente verificado que já estavam no mar por um período de 5 dias sendo que 4 sem comida nem água .

Antes de iniciar a operação sugerimos levar água e mergulhadores na cabine , pois se a embarcação tivesse emborcado, teríamos a chance de resgatar alguém com vida da água.

Essa água foi o combate inicial aquela situação … conseguimos atirar as garrafas nas proximidades da embarcação onde os homens pudessem mergulhar e levar para bordo.

Sugerimos deixar os mergulhadores com três sinalizadores na embarcação, para acalma-los até que pudéssemos voltar com mais água, visto que o navio-mãe ainda encontrava-se a cerca de 16MN ( _ milhas náuticas_ ) da embarcação.

Regressamos com 36 litros de água e descemos pelo guincho para os mergulhadores para que distribuíssem para os tripulantes.

Aguardamos nas proximidades até Que o navio chegasse.

Uma das mais gratificantes missões de toda a minha carreira bem como de todo o DAE ( destacamento aéreo embarcado ) da F-43. E algo que somente esse Esquadrão poderia nos proporcionar…mais uma missão cumprida, no legado de todos o Srs que “vestiram” esse cockpit, e aqueles que trabalharam e trabalham para prontificar e manter o nosso Lince em condições plenas de combate.

Muito feliz por estar aqui. Obrigado a todos pelos ensinamentos e experiências que hoje são o alicerce do nosso HA-1. ( 1o esquadrão de ataque da Força Aeronaval da Marinha do Brasil ) – Invenire Hostem et Delere*

Lema do 1º esquadrão de ataque – “Detectar o inimigo e destruí-lo”

Revista Sociedade Militar

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar