Geopolítica

Quem quer charutos? Cuba busca estreitar laços com CHINA e Coréia do Norte

Cuba busca estreitar laços com a CHINA e Coreia do Norte

O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, fez uma visita de estado à China.

É interessante ressaltar que a agenda de trabalho do cubano foi significativa e incluiu conversações com o presidente anfitrião, Xi Jinping; o primeiro-ministro, Li Keqiang, e os presidentes da Assembleia Popular Nacional e da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, Li Zhanshu e Wang Yang,

Díaz-Canel esteve na Expo internacional de importação, em Xangai, onde iniciou sua visita oficial ao país asiático. À imprensa local o presidente cubano disse que China e Cuba têm laços fortes que se iniciaram na relação entre Fidel Castro e Kim Il Sung.

Antes de chegar à CHINA, em 5 e 6 de novembro o presidente cubano esteve na Coréia do Norte, onde passou os dois dias acompanhado do ditador Jim Jong-Un. Por conta da restrição à imprensa mundial não se sabe com detalhes quais foram os assuntos tratados e locais visitados pelo cubano. Sabe-se que ele recebeu alguns “mimos” que não são dados para qualquer um, como um grande desfile militar e uma faixa que diz que a amizade entre Coréia e Cuba é inquebrável. 

Ao ditador coreano Díaz-Canel disse: «As novas gerações de cubanos serão leais e fiéis às nossas relações históricas de fraternidade».

Revista Sociedade Militar

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar