Política Brasil

MPF / Controle externo da atividade policial / Intervenção federal no RIO

O MPF no Rio de JANEIRO promove um evento no final desse mês de novembro

A proteção dos direitos humanos em tempos de intervenção federal, o combate e prevenção à tortura por agentes públicos, potencialidades e limitações do controle externo da atividade policial exercido pelo Ministério Público, a construção de redes para proteção da cidadania – esses e outros temas serão discutidos no colóquio “Intervenção federal na segurança pública: desafios ao MPF na proteção dos direitos humanos e no controle externo da atividade policial”. Aberta ao público, a atividade será realizada no Rio de Janeiro, nos dias 28, 29 e 30 de novembro. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail 7ccr@mpf.mp.br.

O colóquio vai reunir membros do Ministério Público, defensores públicos, representantes de organizações da sociedade civil e especialistas em cinco mesas temáticas. A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, participa da abertura, às 14h do dia 28, junto com Domingos Silveira, coordenador da Câmara de Controle Externo da Atividade Policial e Sistema Prisional do MPF, que realiza o colóquio. A abertura também deve contar com a presença do interventor federal no Rio, o general do Exército Walter Souza Braga Netto, e do procurador-geral de Justiça do Rio, entre outras autoridades.

Nas mesas de discussão, os diversos aspectos relativos à intervenção federal e à proteção aos direitos humanos estarão sob análise. “O objetivo é promover um amplo diálogo entre o Ministério Público, especialistas e setores da sociedade civil, para articular uma atuação conjunta e a criação de redes de proteção aos direitos humanos nesse cenário de intervenção federal”, explica Domingos Silveira.

Entre as presenças já confirmadas, estão a diretora executiva da Anistia Internacional Brasil, Jurema Werneck; a coordenadora geral do Observatório da Intervenção, Sílvia Ramos; e a socióloga Julita Lemgruber, ex-ouvidora de Polícia do Rio e coordenadora do Centro de Estudos de Segurança Pública e Cidadania da Universidade Cândido Mendes.

Também estarão presentes Valdirene Daufemback, coordenadora do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT); Fabiana Severo, defensora pública federal e presidente do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH); e Fabio Amado, defensor público e coordenador Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (NUDEDH/DEPERJ), entre outros.

Atividades culturais – A programação prevê a exibição do documentário “Nossos mortos têm voz”, dirigido por Fernando Sousa e Gabriel Barbosa. O curta traz depoimentos de familiares de vítimas da violência cometida por agentes de Estado na Baixada Fluminense. Também faz parte do colóquio uma roda de conversa com defensores e defensoras dos direitos humanos, com o tema “Viver no Rio de Janeiro em tempos de intervenção federal”.

As inscrições são abertas a todos os interessados, sujeitas apenas à capacidade do auditório. Para participar, basta enviar um e-mail para o endereço 7ccr@mpf.mp.br, informando nome completo e telefone para contato.

Serviço
Colóquio Intervenção federal na segurança pública: desafios ao MPF na proteção dos direitos humanos e no controle externo da atividade policial
28, 29 e 30 de novembro
Local: Windsor Guanabara Hotel (Av. Pres. Vargas, 392 – Centro) – Rio de Janeiro
Inscrições: 7ccr@mpf.mp.br, informando nome completo e telefone para contato (inscrições sujeitas à capacidade do auditório) – Informações: (61) 3105-8175

FONTE: https://www.mpf.mp.br/pgr/noticias-pgr/intervencao-federal-na-seguranca-publica-e-tema-de-coloquio-no-rio-de-janeiro

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar