Política Brasil

“tráfico humano”. Golpe de Bolsonaro contra exploração de trabalho escravo pode acabar com principal renda do governo cubano

“tráfico humano”. Bolsonaro aplica primeiro GOLPE na exploração de trabalho escravo realizada por CUBA

“o maior caso de tráfico humano na história moderna”, diz a organização Solidariedade sem fronteiras

Em abril de 2017 o periódico EL Nuevo Herald informava que os serviços profissionais realizados por cubanos no exterior seria a principal fonte de recursos de CUBA.

“Los servicios profesionales cubanos en el exterior son la principal fuente de divisas del gobierno y representan un estimado de $11,543 millones, según un artículo publicado en la prensa oficial.”

Segundo o jornal, o Anuário Estatístico de Saúde 2016, publicado pelo governo CUBANO, revelou que os profissionais cubanos estão em 24 países da América Latina e do Caribe, em países africanos, no Oriente Médio, no leste da Ásia e no Pacífico. Na Europa eles estão presentes na Rússia e até mesmo em Portugal.

Em artigo publicado nessa quinta-feira o jornal diz: “Cuba recebe um lucro líquido de US $ 100.000 por ano por médico no Brasil. O total excede US $ 850 milhões por ano. A saída do programa Mais Médicos vai ser um duro golpe para a já debelada economia cubana “, disse Elias Amor, estudioso da economia da ilha…”

Se as denúncias realizadas por BOLSONARO ecoarem de forma mais ampla na mídia mundial, agora que ele foi eleito para o maior cargo do executivo do BRASIL, o governo cubano pode perder sua principal fonte de renda.

Não são raros os profissionais cubanos que tentam fugir e se instalar nos países onde prestam serviços e uma das formas de mantê-los no “cabresto” é não permitir que suas famílias se unam a eles nos países onde prestam serviços.

É uma verdade que Bolsonaro terá com isso um grande problema para resolver, há localidades no Brasil que atualmente só são atendidas por médicos cubanos e será necessário providenciar rapidamente profissionais para atender à população desses locais.

Centenas de médicos cubanos se casaram no Brasil e essa é a principal forma de conseguir o visto permanente no país. O governo TEMER já autorizou a permanência definitiva de 80 médicos que não queriam retornar para a ditadura cubana. Após isso CUBA já venha restringindo o envio de mais profissionais.

Segundo o presidente NICOLAS MADURO, a Venezuela já investiu mais de 250 bilhões de dólares em acordos de serviços médicos entre as duas nações desde o ano de 1999. O governo brasileiro já gastou mais de 4.3 bilhões com o programa.

Robson Augustto – Revista Sociedade Militar 

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar