Forças Armadas

Sim, foi a MARINHA que trouxe o JIU-JITSU para o Brasil

A Marinha trouxe o JIU-JITSU para o Brasil

O Jiu-Jitsu cada vez mais se consagra como um dos esportes de massas no Brasil, em vários locais surgem projetos para inclusão da modalidade nos currículos escolares. Destaca-se também o alto poder de atração sobre os jovens, daí a ampla aplicação do esporte em projetos de resgate social. Segundo publicações especializadas (ver revista lutas – o poder de resgate do Jiu-Jitsu) a cada final de semana ocorrem centenas de campeonatos e torneios por todo o país e é natural que as pesquisas sobre a origem, criador etc. sejam buscadas pelos praticantes.

Documentos antigos esclarecem dúvidas acerca dos primórdios do esporte.

Em 1908 o Navio-Escola Benjamin Constant em sua viagem ao redor do mundo resgatou vários náufragos na costa japonesa, um deles seria o japonês Sada Miyako. Por causa do salvamento os militares brasileiros foram efusivamente homenageados no Japão e às vésperas da viagem de retorno do navio ao país um dos náufragos resgatados se ofereceu para embarcar e participar da viagem. Já no retorno ao Brasil, a bordo do Benjamim Constant e sempre junto com seu discípulo M. Kakihara, o mestre Sada Miyako teria aplicado as primeiras aulas da modalidade, que no ano seguinte passou a ser ensinada na Escola Naval e em outras organizações militares da armada.

As informações sobre retorno do navio ao país com estes convidados foram noticiadas na revista Careta do dia 19 de dezembro de 1908. As imagens no artigo registram Sada Miyako ao lado de kahirara e um treinamento de Jiu-Jitsu a bordo do Navio-Escola Benjamin Constant.

Revista Sociedade Militar

Imagens de: https://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_periodicos/careta/careta_1908/careta_1908_029.pdf

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar