Política Brasil

Coronéis PM se reúnem com Jair Bolsonaro / Generais se mostram SURPRESOS com o CAPITAL político adquirido pelas POLÍCIAS MILITARES

Generais se mostram SURPRESOS com o CAPITAL político adquirido pelas POLÍCIAS MILITARES

Em texto divulgado pelas redes sociais, o comandante geral da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina comenta sobre o encontro – até então inédito – dos comandantes das polícias militares com o presidente eleito, ocorrido em 11 de dezembro. O oficial narra também o espanto dos generais presentes no que diz respeito ao capital político que as polícias militares possuem no Congresso Nacional.

Os Generais ficaram impressionados quando o Coronel Miller, representando a FENEME, falou da quantidade de representantes e total de votos que teremos na Câmara Federal.  Não pareciam ter essa noção.”

Texto completo

“Ontem, durante a manhã, estive com outros Comandantes Gerais participando de uma reunião com o Presidente Bolsonaro. 

Estavam presentes o vice presidente, o ministro da defesa, o chefe do GSI e o chefe do gabinete da presidência, todos generais. Durante a audiência, que durou quase uma hora e meia, tive oportunidade de falar demoradamente sobre nossa visão de polícia e a experiência de SC.

Entraram na pauta de conversa aspectos conceituais sobre a construção de um modelo Gendarme para as Polícias Militares, nos moldes da EUROGENDFOR, o ciclo completo com TCO, o uso de tecnologias para a ordem pública e a segurança jurídica para os policiais que atuam nas ruas.

Do ponto de vista de posicionamento estratégico, abordamos a questão da maior participação das Polícias Militares em funções relevantes do Ministério da Justiça/SENASP e a lógica de financiamento federal para a segurança nos Estados.  Este foi o tema mais enfatizado.

A Força Nacional e as Guardas Municipais também foram assuntos abordados, estes pelos Comandantes da Amazônia e Minas Gerais respectivamente.

O tema da previdência foi abordado pelo próprio presidente, sob a ótica do desafio da necessidade de mudança e da compreensão da nossa natureza especial como militares. A avaliação da reunião é positiva: foi a primeira vez que os comandantes de Polícias Militares foram recebidos por um presidente da República.

Mais inédito pelo calibre das autoridades presentes, pela duração do encontro e pela atenção, curiosidade e empatia demonstrada por todos.

Os Generais ficaram impressionados quando o Coronel Miller, representando a FENEME, falou da quantidade de representantes e total de votos que teremos na Câmara Federal.

Não pareciam ter essa noção.

O presidente concordou enfaticamente sobre a necessidade de maior participação das PMs no Ministério da Justiça/SENASP e chegou a chamar o Ministro Moro durante a reunião: disse para o assessor “chama o Moro, ele precisa escutar isso”. Infelizmente o Ministro do MJ não estava no prédio.

Também se dispôs a apoiar mudanças legislativas para proteger as Polícias Militares de ingerências políticas indevidas, como a aprovação da Lei Orgânica, e apoiar o Termo Circunstanciado. Ofereceu uma interlocução direta entre o CNCG e a presidência por meio do Cel Miller da FENEME e que também é presidente da DEFENDA PM.

Finalizo dizendo que sou cético, entendo que sempre há muita distância entre o falado e inteiro, mas fiquei otimista com as oportunidades abertas. Vamos agora aprofundar este contato com a Presidência, objetivar os esforços e buscar às mudanças desejadas. 

Vivemos um momento especial, e nós de SC estamos em posição especial e destacada neste processo, seja na abordagem política/representativa (ACORS/FENEME) seja na abordagem institucional (CNCG).

Somos modelo, referência e motivo de orgulho. Há muitos desafios, mas pouco que não valham a pena: se formos competentes, faremos história, juntos e fortes.
Papa é Mike.”

Nota do editor: Texto similar tem circulado por meio das redes sociais atribuindo autoria ao comandante geral da PM-PA e acrescentando inexistente fala de Bolsonaro relacionada ao piso mínimo igual ao salário de soldado PMDF para a categoria em todo o país

Revista Sociedade Militar

Texto publicado inicialmente no site  da Associação dos Oficiais Militares do Estado de São Paulo em Defesa da Polícia Militar – https://defendapm.org.br/

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar