Forças Armadas

Resiliência ¨tipo¨ militar, o que é ?

Resiliência ¨tipo¨ militar, o que é ?

Era o crepúsculo de um dia de verão, a tropa cansada retornava para a segurança da base após um dia de extenuantes patrulhas protegendo a sociedade do crime organizado.

De repente vários tiros, um soldado vê uma criança no meio da rua, corre, salva a criança e quando se volta é abatido. O soldado tomba, instaura-se o caos. A mãe do soldado nunca mais o veria, seus amigos chorariam a sua morte. Uma vida fora salva e outra se foi.

Passadas algumas horas do incidente, o comandante da tropa poderia se lamentar o resto da vida se vitimizando pelo acontecido, mas ele não o faria. Entendendo a importância de sua tarefa, o líder se recompõe, recompõe sua tropa e continua no cumprimento da missão, sem pestanejar. Como ele consegue reestruturar a si e à sua tropa mantendo-os unidos no prosseguimento de sua missão?

A resiliência é justamente o atributo que o líder militar tem desenvolvido, desde sua formação, para que, mesmo em momentos de grande adversidade, independente dos desafios físicos ou psicológicos, ele se supere por meio de sua força interior. A resiliência é uma capacidade que pode ser treinada. Cada pessoa, militar ou não, pode desenvolver sua resiliência física e a psicológica.

A resiliência física pode ser adquirida por meio de treinamento em academias, esportes ou desafios que se impõe ao corpo, seguindo uma planilha ou planejamento. A resiliência psicológica é mais crítica de ser adquirida e demanda um autoconhecimento profundo que te faça desenvolver seu próprio método para alcançá-la.

Todo líder possui pessoas dependentes, seja abaixo ou acima dele. Todos os que dependem de sua força, esperam que ele esteja sempre em alta performance. A resiliência militar é uma parte essencial dos militares, que deve ser desenvolvida ao mesmo tempo em que se desenvolve sua performance física.

Todo militar é treinado, por meio de um programa de instrução padrão, para buscar estar equilibrado psicologicamente, espiritualmente e socialmente afim de suportar os rigores da vida militar.

A resiliência militar, em última análise, é a habilidade de manter-se pronto antes, durante e depois de qualquer situação, facilitando a recuperação após eventos críticos de perda ou falha e é um importante caminho para melhorar sua efetividade, aprendendo com seus erros e implementando as metodologias acertadas em todos os aspectos do serviço militar.

O mundo militar vê a resiliência como uma tributo fundamental para manter a efetividade das tropas em combate, isso inclui o bem estar da família militar. Como exemplo de investimento nesse setor, o Exército dos EUA investiu mais de USD$ 125.000,00 no desenvolvimento do programa Comprehensive Soldier and Familiy Fitness cujo objetivo é o de desenvolver a resiliência nos familiares dos militares e nos próprios militares, afim de diminuir os efeitos do estresse pós traumático quando do retorno dos militares de comissões fora do território norte americano.

Seguem aqui 7 dicas para você desenvolver a sua resiliência no estilo militar e implementar em sua vida ou empresa:

  1. Mantenha-se socialmente ativo evite o isolamento. Conversar e trocar experiências é fundamental para manter o equilíbrio emocional.
  2. Use a regra 10-90. Todos os fatos que acontecem na sua vida constituem apenas 10% de uma situação problema. Os 90% restantes são compostos pelas decisões que você toma para solucionar a situação problema, ou seja, a solução está sempre em suas mãos, não esqueça.
  3. Aceite as mudanças como parte integrante da sua vida. A única certeza na vida é a de que haverá mudança, inclusive na própria mudança.
  4. Seja positivo e mantenha o foco. A positividade consiste aprender com todas as situações, mesmo nas perdas ainda há ganhos, é fundamental identificá-los e manter o foco na solução e não no problema.
  5. Procure as oportunidades em todas as situações. Nem sempre elas estão claras, reflita, medite, respire, as oportunidades positivas sempre aparecerão nas mais inusitadas situações, esteja pronto para aproveitá-las.
  6. Mantenha a iniciativa, pois não receberás ordens para todas as situações. É fundamental ter sempre uma atitude pro ativa, todo problema tende a piorar com o tempo.
  7. Cuide de sua mente e de seu corpo. Mente sã, corpo são, o equilíbrio entre essas duas partes do ser humano te leva a ser psicologicamente mais forte e consequentemente mais resiliente.

Use essas 7 dicas sem moderação e implemente a resiliência tipo militar na sua empresa para atingir suas metas e objetivos com líderes e colaboradores cada vez mais em alta performance. 

Clynson Oliveira, Ph D

Publicado em Revista Sociedade Militar

Palavras Chave: O que é resiliência, o que significa resiliência, o que é resiliência militar

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Sociedade Militar